Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Política Sindical

Associação Amigos e Câmara Divulgam Carta sobre Planos de Saúde


Associação Amigos e Câmara Divulgam Carta sobre Planos de Saúde - Gente de Opinião

A Câmara Municipal de Porto Velho, realizou na última sexta-feira (14), um evento inédito na capital, um fórum de debates com os servidores do TJ/RO para discutir os aumentos abusivos dos planos de saúde.

De acordo com as informações e relato dos próprios servidores, verificou-se que houve um aumento de 38% nos últimos dois anos, ou seja, de quase 40% por cento.

Ao que tudo indica os servidores do TJ/RO estão pagando o plano de saúde mais caro do estado, quiçá da Região Norte.

As operadoras e a entidade sindical, foram convidadas mas não compareceram e nem enviaram representantes.

Após a conclusão dos trabalhos, como acontece em todo fórum, foi minutada uma carta, denominada ''Carta de Porto Velho'' que será arquivada nos anais da casa e colocada a disposição para consulta pública.

Dos principais pontos discutidos e que constam na carta destacam-se:

- A divulgação do lucro que a empresa UNIMED/PVH obteve com os servidores do TJ/RO no período de 02/2018 a 01/2019, no valor de R$ 4.728.678,00 reais, desmontando assim o argumento que a empresa estaria no prejuízo.

- O aumento linear de 19,9% (dezenove vírgula nove por cento) aplicado no ano de 2018, para todos os planos, que possuem realidades financeiras diferentes, na mesma proporção, sem justificativa.

- A omissão clara e evidente da atual diretoria do Sinjur, na fiscalização do contrato, por aceitar sem nenhuma intervenção jurídica e administrativa, a concessão de aumentos lineares e abusivos contra os servidores, em planos que tiverem um aumento de quase 40% (quarenta por cento) nos últimos dois anos.

- A falta de transparência na comprovação nos gastos, para evitar o pagamento de despesas indevidas e de ''possíveis'' e ''supostas'' vantagens pessoais.

- As sugestões apresentadas para baixar os preços dos planos: a realização de uma auditoria interna nas contas das operadoras e a criação de um software específico para gestão financeira, visando o acompanhamento em tempo real dos gastos realizados.

Segue a carta pública na íntegra para leitura:

*Curiosidades do Evento. Pela 1ª vez a Câmara Municipal realizou uma audiência pública sobre planos de saúde com os servidores do TJ/RO e pela 1ª vez um servidor do TJ/RO (Brunno Oliveira) presidiu uma sessão oficial da casa.

O evento para quem ainda não assistiu, foi transmitido ao vivo pela TV Pvh News, através do facebook e até a presente data (19) já teve mais de 3.000 acessos.

Associação Amigos e Câmara Divulgam Carta sobre Planos de Saúde - Gente de Opinião
Calculo da sinistralidade - A sinistralidade foi muito discutida no evento. - Gente de Opinião
Calculo da sinistralidade - A sinistralidade foi muito discutida no evento.

Mais Sobre Política Sindical

Servidor Brunno Oliveira é eleito Presidente da ASSEJUS/RO e diz que vacinação será prioridade

Servidor Brunno Oliveira é eleito Presidente da ASSEJUS/RO e diz que vacinação será prioridade

O servidor do TJ/RO, Brunno Oliveira, foi eleito Presidente da recém-criada ASSEJUS (Associação dos Servidores da Justiça no Estado de Rondônia), qu

Lei do Home Office de Rondônia também será feita no Acre

Lei do Home Office de Rondônia também será feita no Acre

O Presidente do SINSPJAC (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Acre), Isaac Ronaltti, concedeu entrevista a nossa redação (21/01), para inf

Entrevista com Brunno Oliveira, o Jovem Prodígio do Sindicalismo em Rondônia

Entrevista com Brunno Oliveira, o Jovem Prodígio do Sindicalismo em Rondônia

O nosso entrevistado da semana é o jovem servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Brunno Oliveira, que foi candidato a Presidente do S

Eleições do Sinjur

Eleições do Sinjur

RENOVAÇÃO é a palavra de Ordem