Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Poder Judiciário terá novo site a partir de 2 de outubro



Maior acesso, facilidade de encontrar conteúdos e o respeito aos padrões de acessibilidade foram premissas que orientaram a equipe responsável pela construção do novo site do Poder Judiciário de Rondônia, que entra no ar a partir do dia 2 de outubro. Desenvolvido inteiramente por analistas da STIC e da Coordenadoria de Comunicação, o novo portal traz nova identidade e mudanças que aproximam ainda mais os usuários dos serviços oferecidos.

Com formato leve, agradável e moderno, o novo portal do Tribunal de Justiça trará melhorias que tornarão a experiência de navegação bem mais simples e eficiente, atingindo mais rápido o objetivo almejado pelo usuário. O visual torna a apresentação do Poder Judiciário na internet mais dinâmico e amistoso, na medida em que hierarquiza as informações e direciona a pessoa para uma navegação intuitiva.

A acessibilidade foi uma preocupação desde a concepção do projeto, que buscou o contraste simples de cores e o tamanho das fontes maiores como requisitos para elaboração do novo layout da página. Os locais de serviços são, em sua maioria, apresentados em botões, com área suficiente para a navegação de quem tem baixa mobilidade. Além disso, as fotos têm legendas, o que proporciona aos cegos e portadores de baixa visibilidade a audiodescrição das imagens por meio de programas de acessibilidade (talk back). Tudo isso para dar atenção a quem tem necessidades especais e funcionalidade para o público em geral.

Outra novidade é que o novo portal é responsivo, ou seja: se adapta a qualquer dispositivo, como celulares e tablets, ajustando a apresentação do conteúdo ao tamanho da tela do usuário.

Consulta Processual, jurisprudência e cálculos processuais continuam como destaques na página inicial, que traz também o plantão e as sessões de julgamento da 2ª instância logo no topo do portal. Transparência e acesso à informação continuam com elementos diversos e completos com relação à instituição e são apresentadas também na parte principal da “home”, assim como o sistema de buscas, com novos idexadores.

Sistemas Judiciais

Um dos destaques das mudanças ocorridas no novo site é a reclassificação de conteúdos de modo a facilitar a localização. O principal deles é que todos os sistemas judiciais foram agrupados num mesmo espaço, para facilitar a navegação e evitar cliques desnecessários.

No portal atual, 57% do conteúdo acessado por advogados são originários da sala do advogado, 43% e originários de outras áreas, como secretaria judiciária, página inicial ou portais. "Com o novo site, todos os serviços de interesse de promotores, procuradores, defensores e advogado estarão em apenas uma porta de entrada: o botão intitulado serviços judiciais", explicou a, juíza Silvana Freitas, coordenadora do comitê do site, órgão de gestão do novo portal.

Cidadania

O novo site conta, ainda, com abas de informações institucionais para melhor conhecer o Poder Judiciário e conteúdos especiais das comarcas, que não constam no site atual, tais como histórico da formação do município e dados sobre os fóruns.

Na aba Corregedoria todos os serviços relativos ao 1º grau de jurisdição, inclusive a fiscalização das serventias extrajudiciais, além de notícias e informes específicos desta grande área do Poder Judiciário.

Na aba cidadania, o cidadão pode ter acesso aos projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça, que garantem direitos e asseguram o acesso à Justiça. Justiça Rápida Itinerante, combate a violência doméstica, adoção, qualidade de vida no Judiciário são alguns destaques da imensa rede de ações para fazer valer a lei e as garantias constitucionais.

Portais

O site também tem conteúdo específico com os portais da Escola da Magistratura, dos Magistrados e dos Servidores. Reformulados, seguem os mesmos princípios que nortearam a construção do site, inclusive mantendo a mesma identidade visual.

Para não causar nenhum impacto no atendimento, migração dos sistemas será feito a partir de sexta-feira. Na segunda, o novo site do TJRO estará no ar.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)