Domingo, 24 de novembro de 2013 - 09h06
A Polícia Militar do Estado de Rondônia realiza nesta terça-feira, 26, no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, a partir das 8 horas, cerimônia para comemorar os 38 anos de criação da Instituição. Da solenidade constam a entrega de Medalhas Mérito do Forte Príncipe da Beira, o encerramento do Curso de Operações Especiais e pronunciamentos do governador Confúcio Moura, Secretário de Segurança, Marcelo Bessa e do Comandante Geral da PM, coronel Paulo César de Figueiredo.
O coronel PM César nessa sexta-feira, 22, que a corporação recebeu na administração do governador Confúcio Moura um reconhecimento jamais visto na Instituição desde sua criação em 1975. O governador ao assumir a administração do Estado nos determinou o atendimento das principais reivindicações dos policiais que naquele momento eram os aperfeiçoamentos de oficiais e praças. “Nunca se viu tantos investimentos de um governo na formação, aperfeiçoamento e valorização de policiais militares”, disse o coronel PM César.
A participação da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, através do Secretário Marcelo Bessa, é fundamental, pois tem atendido aos pedidos para que o governo possa planejar e lançar os cursos e estágios.
“Hoje temos em andamento o Curso de Formação de Cabos – EAD e o Curso de Operações Especiais, este uma antiga reivindicação, inédito em nossa caserna. O governador também autorizou o anúncio dos Cursos de Formação de Soldados e também na área da Saúde. Não podemos deixar de lembrar as aquisições de viaturas, coletes, armas e equipamentos para utilização nas operações de inteligência da PM”.
Surge a PM
Com a Criação do Território Federal do Guaporé (atual Rondônia) o então coronel Aluízio Ferreira, necessitando de uma organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, baixou o Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944 criando a Guarda Territorial, corporação de caráter civil.
O governador Humberto da Silva Guedes, tendo em vista o estabelecido na Lei nº 6.270 de 26 de novembro de 1975, cria a Polícia Militar de Rondônia. “É considerada extinta, a partir desta data, a Guarda Territorial de RONDÔNIA, criada pelo Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944”.
Aos Guardas Territoriais “fica assegurado o direito ao ingresso na Polícia Militar, de acordo com o Decreto nº 835 de 23 de junho de 1977, como pessoal militar ou civil, bem como o reaproveitamento em outras áreas da Administração do Território, em cargos compatíveis”.
Fonte: Lenilson Guedes
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)