Domingo, 24 de novembro de 2013 - 09h06
A Polícia Militar do Estado de Rondônia realiza nesta terça-feira, 26, no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, a partir das 8 horas, cerimônia para comemorar os 38 anos de criação da Instituição. Da solenidade constam a entrega de Medalhas Mérito do Forte Príncipe da Beira, o encerramento do Curso de Operações Especiais e pronunciamentos do governador Confúcio Moura, Secretário de Segurança, Marcelo Bessa e do Comandante Geral da PM, coronel Paulo César de Figueiredo.
O coronel PM César nessa sexta-feira, 22, que a corporação recebeu na administração do governador Confúcio Moura um reconhecimento jamais visto na Instituição desde sua criação em 1975. O governador ao assumir a administração do Estado nos determinou o atendimento das principais reivindicações dos policiais que naquele momento eram os aperfeiçoamentos de oficiais e praças. “Nunca se viu tantos investimentos de um governo na formação, aperfeiçoamento e valorização de policiais militares”, disse o coronel PM César.
A participação da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, através do Secretário Marcelo Bessa, é fundamental, pois tem atendido aos pedidos para que o governo possa planejar e lançar os cursos e estágios.
“Hoje temos em andamento o Curso de Formação de Cabos – EAD e o Curso de Operações Especiais, este uma antiga reivindicação, inédito em nossa caserna. O governador também autorizou o anúncio dos Cursos de Formação de Soldados e também na área da Saúde. Não podemos deixar de lembrar as aquisições de viaturas, coletes, armas e equipamentos para utilização nas operações de inteligência da PM”.
Surge a PM
Com a Criação do Território Federal do Guaporé (atual Rondônia) o então coronel Aluízio Ferreira, necessitando de uma organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, baixou o Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944 criando a Guarda Territorial, corporação de caráter civil.
O governador Humberto da Silva Guedes, tendo em vista o estabelecido na Lei nº 6.270 de 26 de novembro de 1975, cria a Polícia Militar de Rondônia. “É considerada extinta, a partir desta data, a Guarda Territorial de RONDÔNIA, criada pelo Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944”.
Aos Guardas Territoriais “fica assegurado o direito ao ingresso na Polícia Militar, de acordo com o Decreto nº 835 de 23 de junho de 1977, como pessoal militar ou civil, bem como o reaproveitamento em outras áreas da Administração do Território, em cargos compatíveis”.
Fonte: Lenilson Guedes
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)