Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PM comemora 38 anos de criação com formatura geral


 
A Polícia Militar do Estado de Rondônia realiza nesta terça-feira, 26, no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, a partir das 8 horas, cerimônia para comemorar os 38 anos de criação da Instituição. Da solenidade constam a entrega de Medalhas Mérito do Forte Príncipe da Beira, o encerramento do Curso de Operações Especiais e pronunciamentos do governador Confúcio Moura, Secretário de Segurança, Marcelo Bessa e do Comandante Geral da PM, coronel Paulo César de Figueiredo.

O coronel PM César nessa sexta-feira, 22, que a corporação recebeu na administração do governador Confúcio Moura um reconhecimento jamais visto na Instituição desde sua criação em 1975. O governador ao assumir a administração do Estado nos determinou o atendimento das principais reivindicações dos policiais que naquele momento eram os aperfeiçoamentos de oficiais e praças. “Nunca se viu tantos investimentos de um governo na formação, aperfeiçoamento e valorização de policiais militares”, disse o coronel PM César.

A participação da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, através do Secretário Marcelo Bessa, é fundamental, pois tem atendido aos pedidos para que o governo possa planejar e lançar os cursos e estágios.

“Hoje temos em andamento o Curso de Formação de Cabos – EAD e o Curso de Operações Especiais, este uma antiga reivindicação, inédito em nossa caserna. O governador também autorizou o anúncio dos Cursos de Formação de Soldados e também na área da Saúde. Não podemos deixar de lembrar as aquisições de viaturas, coletes, armas e equipamentos para utilização nas operações de inteligência da PM”.

Surge a PM

Com a Criação do Território Federal do Guaporé (atual Rondônia) o então coronel Aluízio Ferreira, necessitando de uma organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, baixou o Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944 criando a Guarda Territorial, corporação de caráter civil.

O governador Humberto da Silva Guedes, tendo em vista o estabelecido na Lei nº 6.270 de 26 de novembro de 1975, cria a Polícia Militar de Rondônia. “É considerada extinta, a partir desta data, a Guarda Territorial de RONDÔNIA, criada pelo Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944”.

Aos Guardas Territoriais “fica assegurado o direito ao ingresso na Polícia Militar, de acordo com o Decreto nº 835 de 23 de junho de 1977, como pessoal militar ou civil, bem como o reaproveitamento em outras áreas da Administração do Território, em cargos compatíveis”.

Fonte: Lenilson Guedes
 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)