Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

PM comemora 38 anos de criação com formatura geral


 
A Polícia Militar do Estado de Rondônia realiza nesta terça-feira, 26, no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, a partir das 8 horas, cerimônia para comemorar os 38 anos de criação da Instituição. Da solenidade constam a entrega de Medalhas Mérito do Forte Príncipe da Beira, o encerramento do Curso de Operações Especiais e pronunciamentos do governador Confúcio Moura, Secretário de Segurança, Marcelo Bessa e do Comandante Geral da PM, coronel Paulo César de Figueiredo.

O coronel PM César nessa sexta-feira, 22, que a corporação recebeu na administração do governador Confúcio Moura um reconhecimento jamais visto na Instituição desde sua criação em 1975. O governador ao assumir a administração do Estado nos determinou o atendimento das principais reivindicações dos policiais que naquele momento eram os aperfeiçoamentos de oficiais e praças. “Nunca se viu tantos investimentos de um governo na formação, aperfeiçoamento e valorização de policiais militares”, disse o coronel PM César.

A participação da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, através do Secretário Marcelo Bessa, é fundamental, pois tem atendido aos pedidos para que o governo possa planejar e lançar os cursos e estágios.

“Hoje temos em andamento o Curso de Formação de Cabos – EAD e o Curso de Operações Especiais, este uma antiga reivindicação, inédito em nossa caserna. O governador também autorizou o anúncio dos Cursos de Formação de Soldados e também na área da Saúde. Não podemos deixar de lembrar as aquisições de viaturas, coletes, armas e equipamentos para utilização nas operações de inteligência da PM”.

Surge a PM

Com a Criação do Território Federal do Guaporé (atual Rondônia) o então coronel Aluízio Ferreira, necessitando de uma organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, baixou o Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944 criando a Guarda Territorial, corporação de caráter civil.

O governador Humberto da Silva Guedes, tendo em vista o estabelecido na Lei nº 6.270 de 26 de novembro de 1975, cria a Polícia Militar de Rondônia. “É considerada extinta, a partir desta data, a Guarda Territorial de RONDÔNIA, criada pelo Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944”.

Aos Guardas Territoriais “fica assegurado o direito ao ingresso na Polícia Militar, de acordo com o Decreto nº 835 de 23 de junho de 1977, como pessoal militar ou civil, bem como o reaproveitamento em outras áreas da Administração do Território, em cargos compatíveis”.

Fonte: Lenilson Guedes
 

 

Mais Sobre Política

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

“Homenagear os pioneiros, profissionais liberais, empreendedores, agricultores, cafeicultores, professores, servidores públicos, empresários e insti

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Uma parceria entre a deputada federal Mariana Carvalho e a Prefeitura de Porto Velho vai garantir a completa revitalização e urbanização da Estrada do

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

A paralisação das obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que teve a ordem de serviço assina