Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Plantão Bolsa Família supera expectativas


Cerca de 2 mil famílias e 6 mil pessoas foram atendidas indiretamente  no primeiro Plantão Bolsa Família do ano. A atividade foi escolhida para ser realizada em uma data especial: o Dia Internacional da Mulher. Por isso foi dado o título “Plantão 8 de março”, cuja organização ficou a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). As atividades aconteceram na Escola Municipal Vôo da Juriti, no bairro JK I, zona Leste, e duraram seis horas.

Mais de 150 pessoas, entre servidores e colaboradores, ofereciam serviços de beleza e estética como cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiagem e massoterapia, além dos serviços já realizados nos plantões anteriores. “Os serviços mais procurados foram as atividades voltadas para as mulheres, principalmente cabeleleiro, atualização de cadastro e a parte cultural e de recreação com grande participação de crianças”, afirma Mônica Sampaio, diretora do Departamento de Desenvolvimento Social da Semas.

A participação dos atendidos, dos parceiros e colaboradores foi muito ativa. O resultado só foi possível por esta entrega de corpo e alma.”, diz Benedita Nascimento, Secretária Municipal de Assistência Social.

O Bolsa Família atende 28 mil famílias em Porto Velho e os recursos repassados são oriundos do Governo Federal e da Prefeitura. A próxima edição do ‘Plantão’ será na Escola Municipal Pingo de Gente, no bairro Ulisses Guimarães, também na zona Leste.

Mais sobre o ‘Plantão’

Plantão Bolsa Família será desenvolvido em 15 edições, sendo executado com atendimentos de seis horas (das 14 às 20 horas), realizando ações relacionadas às áreas de assistência, saúde e educação, além do envolvimento de outros setores ligados à cultura, esporte, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras. O público-alvo são as mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e/ou outras iniciativas de distribuição de renda do Governo Federal.

As atividades do PBF são realizadas em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Projetos Acolher e Refazendo; Na área de saúde é feito o controle de peso, vacinas e acompanhamento às gestantes beneficiadas; Na educação o acompanhamento da freqüência escolar das crianças, orientação, controle e monitoramento dos sistemas.

Além destas, ainda há oportunidade de requerer a redução da tarifa de energia elétrica, isenção de IPTU, participar de atividades culturais (oficinas de artes, teatro, música, dança, pintura, artesanatos, etc), visitas ao balcão de Cidadania da Família (retirada de documentos), e, barracas de Integração da Família com exposição de serviços e produtos.

O Plantão Bolsa Família também conta com a colaboração das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Saúde (Semusa), Desenvolvimento Econômico (Semdes), Meio Ambiente (Sema), Esporte (Semes), Fazenda (Semfaz), Serviços Básicos (Semusb), Desenvolvimento Urbano (Emdur), Fundação Iaripuna (Cultura), Coordenadorias Municipais da Juventude e de Políticas Públicas para as Mulheres, Faculdades FIMCA e São Lucas, e, Centrais Elétricas de Rondônia (CERON), além de outros parceiros.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es