Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Plano Safra é apresentado durante Seminário do Café


Com o objetivo de oferecer informações e promover a troca de conhecimento entre os próprios agricultores, foi realizado na manhã de sexta-feira (7) o “Seminário Café Clonal”, na Câmara Municipal de Cacoal. Além de palestras voltadas às formas de plantio, classificação do café, variabilidade genética, colheita, secagem do café e análise e correção do solo, o evento voltado aos agricultores familiares, associações e cooperativas rurais, além de técnicos da área agropecuária contou com a apresentação do Plano Safra 2015/2016.

Também foi foco do encontro a apresentação da variedade de café BRS Ouro Preto. “Neste encontro, os agricultores não assistiram apenas palestras, eles tiveram uma verdadeira aula. Hoje, para ser melhor, precisamos estar em busca de conhecimento e os agricultores estão aqui para isso, para aprender, melhorar a plantação, a produção e a colheita”, enfatizou o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Brás, conhecido como Tuta Café.

Gente de Opinião

Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, fala sobre o cultivo do café

Durante o seminário, foi entregue o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e expostas pelas instituições financeiras as linhas de créditos especiais para produtores rurais. Além disso, o secretario de Estado da Agricultura, Agrocupecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, entregou uma tonelada de calcário para os produtores rurais da agricultura familiar de Cacoal. A distribuição aos produtores será feita pela prefeitura.

A iniciativa do governo de Rondônia tem como objetivo incentivar os agricultores a promover a melhoria do solo para plantio, uma vez que o calcário é de grande importância e eficiência na correção da acidez do solo, revitalizando a terra, evitando a absorção de toxinas, fornecendo macronutrientes e potencializando o efeito dos fertilizantes. O governo está distribuindo mil toneladas de calcário nos 52 municípios rondonienses. Ao todo, mais de 17 mil produtores rurais da agricultura familiar estão sendo beneficiados

“Além da entrega do calcário, estamos trabalhando também na aquisição de mais de 1,600 milhão de mudas. Estamos trabalhando para atingir a meta de produzir quatro milhões de sacas de café, até 2018. E estamos trabalhando junto aos viveiros para garantir a qualidade das mudas”, destacou o secretário Padovani.

O “Seminário Café Clonal” foi realizado numa parceria do governo estadual, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e Seagri; Câmara Setorial do Café, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal, Central de Associações Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)