Quarta-feira, 13 de julho de 2011 - 18h33
A construção do Plano Decenal de Redução da Mortalidade por Pacientes de Trânsito tem mais um encontro agendado para esta quinta feira. O grupo vem discutindo desde o início de junho uma série e ações que estão sendo desenvolvidas para se combater a violência no trânsito. Segundo dados do Samu, Porto Velho já é apontada como a capital brasileira com maior número de mortes no trânsito, em números proporcionais à sua população.
O Plano Decenal de Segurança é uma determinação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), normatizado na Declaração de Moscou, reunião internacional que determinou a década até 2020 como o decênio de Ações para a Segurança Viária.
O grupo que discute sua elaboração é formado por representantes das secretarias municipais de Saúde (Semusa), Semed (Educação), Trânsito e Transportes (Semtran), secretaria de Educação do Estado (Seduc), Detran, Agevisa, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Companhia de Trânsito.
O encontro desta quinta feira, que ocorrerá no auditório da Gepro – Gerência de Educação Profissional, na esquina das ruas Presidente Dutra com Duque de Caxias, será a sexta reunião desde que o grupo foi formado. Segundo a médica-veterinária da Semusa, Régia Martins, que coordena o Programa de Doenças e Agravos Não-transmissíveis, as discussões estão sendo feitas sobre os quatro eixos temáticos propostos, como a gestão da segurança veicular e segurança viária, da qual fazem parte palestras e campanhas como as blitzes educativas. “Acidentes de trânsito são um problema de saúde pública”, explicou. O próximo eixo a ser debatido será o atendimento hospitalar e pré-hospitalar às vítimas.
No próximo 3 de agosto ocorrerá uma reunião ampliada, que desta vez contará com a participação de diversas faculdades estabelecidas em Rondônia, Dnit, Bombeiros e outras secretarias municipais.
O grupo também está preparando atividades para comemorar o Dia do Motorista, no próximo dia 24, e o Dia do Motociclista, em 27 de junho. Em Setembro, também haverá uma programação especial para a Semana Nacional do Trânsito.
Fonte: Róbinson Gambôa
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)