Quarta-feira, 13 de julho de 2011 - 18h33
A construção do Plano Decenal de Redução da Mortalidade por Pacientes de Trânsito tem mais um encontro agendado para esta quinta feira. O grupo vem discutindo desde o início de junho uma série e ações que estão sendo desenvolvidas para se combater a violência no trânsito. Segundo dados do Samu, Porto Velho já é apontada como a capital brasileira com maior número de mortes no trânsito, em números proporcionais à sua população.
O Plano Decenal de Segurança é uma determinação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), normatizado na Declaração de Moscou, reunião internacional que determinou a década até 2020 como o decênio de Ações para a Segurança Viária.
O grupo que discute sua elaboração é formado por representantes das secretarias municipais de Saúde (Semusa), Semed (Educação), Trânsito e Transportes (Semtran), secretaria de Educação do Estado (Seduc), Detran, Agevisa, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Companhia de Trânsito.
O encontro desta quinta feira, que ocorrerá no auditório da Gepro – Gerência de Educação Profissional, na esquina das ruas Presidente Dutra com Duque de Caxias, será a sexta reunião desde que o grupo foi formado. Segundo a médica-veterinária da Semusa, Régia Martins, que coordena o Programa de Doenças e Agravos Não-transmissíveis, as discussões estão sendo feitas sobre os quatro eixos temáticos propostos, como a gestão da segurança veicular e segurança viária, da qual fazem parte palestras e campanhas como as blitzes educativas. “Acidentes de trânsito são um problema de saúde pública”, explicou. O próximo eixo a ser debatido será o atendimento hospitalar e pré-hospitalar às vítimas.
No próximo 3 de agosto ocorrerá uma reunião ampliada, que desta vez contará com a participação de diversas faculdades estabelecidas em Rondônia, Dnit, Bombeiros e outras secretarias municipais.
O grupo também está preparando atividades para comemorar o Dia do Motorista, no próximo dia 24, e o Dia do Motociclista, em 27 de junho. Em Setembro, também haverá uma programação especial para a Semana Nacional do Trânsito.
Fonte: Róbinson Gambôa
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes