Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 - 15h10
Um grupo de quarenta pessoas, que fazem parte da coordenação e divulgação da Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (Consocial), realizou nesta segunda-feira, 30, um Pit Stop, em dois pontos estratégicos da cidade. O primeiro aconteceu na Brasília com Avenida Carlos Gomes, e o outro na Jatuarana com Tancredo Neves. A ação teve o objetivo de reforçar sobre a conferência que acontecerá, nos dias 02 e 03 de fevereiro, no teatro Banzeiros. Foram fixadas faixas que exibiam o tema: ‘A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública’. As equipes distribuíram panfletos aos pedestres e motoristas que passavam pelos locais.
A Controladora Geral do município, Cricélia Fróes Simões, participou da ação e juntamente com as demais equipes, distribuiu panfletos na Avenida Jatuarana convidando a população a participar da conferência. “A importância da primeira Consocial é de fazermos um debate com a sociedade portovelhense sobre as ações para a prevenção e combate à corrupção. Serão dois dias em que a sociedade estará debatendo conosco para ações que venham a compor o plano nacional de transparência”, afirma a controladora.
Eliel Ferreira da Cunha, representante da Central de Movimentos Populares (CMP), ressaltou a importância da participação da sociedade civil organizada. “Queremos a participação de todos nessa conferência que vai tratar de temas que vão contribuir para a melhoria da sociedade. Essa é uma forma de sabermos como está sendo gasto o dinheiro público e quanto. As associações de bairros, organizações e conselhos municipais têm um papel importante na fiscalização. Na merenda escolar, por exemplo, quanto é gasto e como pode estar sendo controlado pela própria sociedade”, disse.
Palestrantes
Waldery Nogueira de Lima, auditora, explica que nesse último momento as ações de divulgação se intensificam e o Pit stop aproxima a equipe organizadora da população. “A ideia do pit stop é uma ótima oportunidade de conversarmos com pedestres e motoristas. Queremos que todos tenham acesso às palestras, por exemplo, participarão três ícones da área de participação social. São eles: Lígia Maria Alves Pereira, coordenadora Geral de Participação Social na Gestão Pública, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Cleomar de Souza Manhas, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e Thiago de Faria Dias, da Secretaria de Controle e Transparência e representante do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros do Distrito Federal e das Capitais (CONACI). “Eles farão um resumo das conferências feitas em todo o país e o resultado prático dessas mobilizações“, conta Waldery.
Fonte: Rebeca Barca
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),