Quarta-feira, 13 de junho de 2012 - 19h48
O Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), inicia hoje uma série de palestras abordando a temática ambiental. Às 16h, no Pavilhão da Amazônia Brasileira, no Parque dos Atletas, foi realizada a palestra “Licenciamento Ambiental da Piscicultura em Rondônia”, ministrada pela bióloga Marli Lustosa Nogueira, diretora da Divisão de Recursos Pesqueiros.
O licenciamento dessa atividade, segundo Marli, vem crescendo de forma significativa se comparada aos anos anteriores. “Esse aumento, deve-se ao grande interesse do governador Confúcio Moura, em tornar o Estado de Rondônia o maior produtor de pescado do País a curto prazo”, afirma.
De acordo com a bióloga, a estimativa do governo para a produção até o final de 2014, é de 80 mil toneladas de pescado por ano. “Pela piscicultura ser um empreendimento de baixo impacto ambiental e que gera emprego e renda para o agricultor familiar, o governo do Estado incentiva o pequeno produtor com o programa Água Produtiva Sustentável com 80 horas/máquina, o equivalente a até um hectare de lâmina de água (área alagada)”, diz Marli.
O programa estadual Água Produtiva Sustentável disponibiliza retroescavadeira hidráulica, pá escavadeira e caminhão caçamba para a construção de viveiros de piscicultura, tendo como beneficiários os agricultores familiares. Com esses incentivos, o governo do Estado pretende licenciar até o fim deste ano 2.500 empreendimentos, informou Lustosa.
A Sedam desenvolve o programa em parceira com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Ibama, prefeituras e o Ministério de Aquicultura e Pesca.
Fonte: Decom
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç