Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pimentel apresenta balanço de 6 meses da ouvidoria


O secretário Municipal de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel, apresentou na tarde de ontem, quinta feira (19), o balanço dos primeiros seis meses de funcionamento da Ouvidoria daquele órgão público. Segundo ele, desde o dia 20 de junho de 2011, quando foi inaugurada a 31 de dezembro, foram registradas 293 reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Os contatos foram feitos por email, telefone e pessoalmente.

De acordo com o secretário, a maioria das reclamações ou denúncias foram improcedentes, como falta de médicos nas unidades, falta de especialistas ou mau atendimento no trato com os usuários. No entanto, garante que todas foram respondidas. Além disso, informa que todas as providências necessárias para corrigir as demandas confirmadas foram encaminhadas. “Cerca de 30% das reclamações cabe somente a aplicação de políticas de relações humanas para fazer as correções”, disse. Acrescentou que independente do trabalho da Ouvidoria, o processo de solução das demandas que surgem na área de saúde “é constante, vigilante e atuante”.

Na avaliação de Pimentel, a atenção básica em saúde melhorou muito desde o início da gestão do prefeito Roberto Sobrinho em 2005, e vem passando por um processo evolutivo contínuo de qualidade e expansão dos serviços. Afirma que esses serviços vão melhorar ainda mais a partir da inauguração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) das zonas Leste e Sul, no primeiro semestre de 2012.

O secretário também destacou que a Ouvidoria é mais um instrumento de controle e avaliação, o que demonstra a força de vontade para melhorar cada vez mais o atendimento ao público. “Não é uma ferramenta de críticas e conceitos negativos, mas de aprimoramento para que possamos avançar cada vez mais na qualidade”, completou. A ouvidoria vem consolidando seu banco de informações em saúde sobre diversos temas, com objetivo de estimular o diálogo com a população.

As denúncias julgadas indevidas foram por absoluta falta de provas. Outras não mostravam qualquer evidência ou indícios que justificassem uma investigação. Quanto as sugestões, a maioria se refere a contratação de médicos e cursos de relações humanas para servidores. “Contratamos vários profissionais em regime emergencial e recentemente a prefeitura realizou concurso público para suprir a demanda em todas as áreas”, enfatizou.

Contatos

A Ouvidoria funciona no prédio da Semusa, na Avenida Calama, bairro Embratel. Está equipada com duas linhas telefônicas, dois computadores e impressora. As reclamações ou sugestões poderão ser feitas pelo 0800.647.5225, pelo 3901-2973, pessoalmente ou ainda pelo email ouvidoriasemusa@portovelho.ro.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8 às 18 horas.

Ana Adelaide

A respeito de um paciente que teria sofrido humilhações na Policlínica Ana Adelaide há poucos dias, Williames Pimentel informou que a administração Roberto Sobrinho não admite qualquer tipo de constrangimento a quem quer que seja. “Todas as providências para punir os responsáveis estão sendo tomadas. Poderá haver advertência, suspensão e até demissão”, enfatizou.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)