Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PIB DA AMAZÔNIA: o maior crescimento do país em 2005


Leandro Martins 
Agência Brasil 

Brasília - O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil de 2004 a 2005 foi liderado por seis estados da Amazônia, constatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas num período.

O Amazonas teve o melhor desempenho, com 10% de crescimento no PIB. O maior responsável por esse desempenho foi a indústria de materiais eletrônicos e de equipamentos de comunicação da Zona Franca de Manaus.

Em segundo lugar, aparecem Maranhão, Tocantins, Acre, Amapá e Mato Grosso. O PIB desses estados cresceu 7,3%. Os dados fazem parte da revisão das Contas Regionais, divulgada no último dia 26 pelo IBGE.

Em alguns estados, o aumento do PIB está ligado ao crescimento do agronegócio. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a agricultura e a pecuária no Brasil batem recordes anuais de exportação desde 2000. Neste ano, as exportações devem render US$ 57 bilhões ao país, lideradas pela venda de soja e carne.

A exportação de soja e de carne foi responsável pelo crescimento de 39% nas exportações do Pará e de 13% no Mato Grosso, nos últimos dez meses.

O supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no Amazonas, Adjalma Nogueira Jaques, defende que a Amazônia precisa pensar em outras atividades para desenvolver a economia. Para ele, o desenvolvimento na região deve ser diferenciado dos demais estados brasileiros, com destaque para atividades que promovam o progresso sem prejudicar o meio ambiente.

Entre as atividades sugeridas pelo especialista, está o desenvolvimento do setor de serviços. “Serviços de turismo, de alojamento e de alimentação participam com um número muito pequeno na composição do PIB de todos os estados da Amazônia. Talvez isso seja um indicativo de que essa atividade precisa ser mais bem trabalhada para que os estados da Amazônia fujam da dependência da administração pública”, explicou.

PARTICIPAÇÃO DA AMAZÔNIA

Apesar dos resultados do PIB 2005, a participação da Amazônia no volume total da economia brasileira é pequena. A região, que corresponde à metade do território brasileiro, responde por apenas 6% da economia do país.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)