Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Peritos participam de seminário em Porto Alegre


Peritos do Instituto de Criminalista de Rondônia participam a partir de hoje (15.11), em Porto Alegre do I Seminário Brasileiro de Engenharia Forense. A perícia rondoniense está sendo representada pelos profissionais, Cláudio Gomes da Silva (Cacoal), Geraldo Sena (Crea-RO) e Edílson Almeida de Souza (Simpec).

O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento da Engenharia Forense nacional, a partir do fornecimento de subsídios teórico-práticos a profissionais atuantes em perícias de engenharia, visando à capacitação e o seu aprimoramento nas áreas de incêndios em edificações e em veículos; desabamentos; acidentes do trabalho; explosões, perícias mecânicas diversas; perícias elétricas-eletrônicas diversas; eletroplessão; furto de água; energia; pulso telefônico; e sinal de TV a cabo.   

Durante o evento, que conta com a participação de peritos de vários estados do país, estão sendo discutidos entre outros temas: 'A Engenharia Forense no âmbito da criminalística estática, dinâmica e pós-moderna'; 'Elementos básicos na investigação de incêndio; 'Responsabilidade criminal do acidente de trabalho'; 'Diagnose de incêndio em veículos'; e 'A imprensa nos locais de crime: técnicas de relacionamento'.

Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos de Rondônia (Simpec), Edílson Almeida, seminários dessa natureza são de suma importância para melhoria do trabalho desenvolvido pelos peritos que atuam municípios de Rondônia. "Com a perspectiva da construção de duas usinas hidrelétricas no estado, certamente, haverá demanda de problemas de segurança. Por isso, é importante que a perícia criminal esteja preparada no âmbito da Engenharia Forense", afirmou o representante classista.

Segundo Edílson Almeida, a diretoria do sindicato, apesar da falta de apoio dos órgãos ligados a Polícia Científica, vem fazendo todos os esforços para possibilitar a participação dos seus filiados em debates técnico-científicos. "Se tivéssemos apoios, um número maior de profissionais da perícia poderiam está participando desse e de outros eventos, que além de possibilitar a obtenção de novos conhecimentos, proporciona a troca de experiências", afirmou.

Durante sua estada na capital gaúcha o presidente do Simpec também esteve participando da reunião do Conselho Deliberativo e Consultivo da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), onde ocupa o cargo primeiro secretário, discutindo as diretrizes da entidade para o próximo ano e avaliando o trabalho desenvolvido em 2006.

Fonte: Julio Aires

Mais Sobre Política

MP recomenda que Prefeito de Monte Negro adote medidas de combate ao nepotismo

MP recomenda que Prefeito de Monte Negro adote medidas de combate ao nepotismo

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, expediu recomendação ao Prefeito de Monte Negro, Evandro Marques da

Governo de Rondônia encaminha ao STF pedido de análise de proposta de renegociação da dívida do Beron

Governo de Rondônia encaminha ao STF pedido de análise de proposta de renegociação da dívida do Beron

Após a assinatura do sétimo termo aditivo de repactuação da dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron), foi questionado pela União o pagamento do v

Feminicídio é destaque da Semana da Justiça pela Paz em Casa

Feminicídio é destaque da Semana da Justiça pela Paz em Casa

O caso de uma adolescente de 17 anos, morta em Cerejeiras(RO), é um dos júris em que o Ministério Público pretende provar a ocorrência de feminicídio

Procurador-Geral de Justiça do MPRO participa de reunião com a presidente do STF sobre Cadastro nacional de Presos

Procurador-Geral de Justiça do MPRO participa de reunião com a presidente do STF sobre Cadastro nacional de Presos

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho, participou na tarde de segunda-feira (20/08) da r