Quarta-feira, 15 de novembro de 2006 - 09h10
Peritos do Instituto de Criminalista de Rondônia participam a partir de hoje (15.11), em Porto Alegre do I Seminário Brasileiro de Engenharia Forense. A perícia rondoniense está sendo representada pelos profissionais, Cláudio Gomes da Silva (Cacoal), Geraldo Sena (Crea-RO) e Edílson Almeida de Souza (Simpec).
O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento da Engenharia Forense nacional, a partir do fornecimento de subsídios teórico-práticos a profissionais atuantes em perícias de engenharia, visando à capacitação e o seu aprimoramento nas áreas de incêndios em edificações e em veículos; desabamentos; acidentes do trabalho; explosões, perícias mecânicas diversas; perícias elétricas-eletrônicas diversas; eletroplessão; furto de água; energia; pulso telefônico; e sinal de TV a cabo.
Durante o evento, que conta com a participação de peritos de vários estados do país, estão sendo discutidos entre outros temas: 'A Engenharia Forense no âmbito da criminalística estática, dinâmica e pós-moderna'; 'Elementos básicos na investigação de incêndio; 'Responsabilidade criminal do acidente de trabalho'; 'Diagnose de incêndio em veículos'; e 'A imprensa nos locais de crime: técnicas de relacionamento'.
Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos de Rondônia (Simpec), Edílson Almeida, seminários dessa natureza são de suma importância para melhoria do trabalho desenvolvido pelos peritos que atuam municípios de Rondônia. "Com a perspectiva da construção de duas usinas hidrelétricas no estado, certamente, haverá demanda de problemas de segurança. Por isso, é importante que a perícia criminal esteja preparada no âmbito da Engenharia Forense", afirmou o representante classista.
Segundo Edílson Almeida, a diretoria do sindicato, apesar da falta de apoio dos órgãos ligados a Polícia Científica, vem fazendo todos os esforços para possibilitar a participação dos seus filiados em debates técnico-científicos. "Se tivéssemos apoios, um número maior de profissionais da perícia poderiam está participando desse e de outros eventos, que além de possibilitar a obtenção de novos conhecimentos, proporciona a troca de experiências", afirmou.
Durante sua estada na capital gaúcha o presidente do Simpec também esteve participando da reunião do Conselho Deliberativo e Consultivo da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), onde ocupa o cargo primeiro secretário, discutindo as diretrizes da entidade para o próximo ano e avaliando o trabalho desenvolvido em 2006.
Fonte: Julio Aires
Parlamentar do Acre visita a Escola do Legislativo de Rondônia
O deputado estadual do Acre, Whendy Lima (União Brasil), visitou, nesta semana, a Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa de Rondônia
Vereador Everaldo Fogaça destaca participação na operação de asfaltamento em Vista Alegre do Abunã
O vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS) foi fundamental na realização de um importante projeto de asfaltamento no distrito de Vista Alegre do Abun
Assembleia de Rondônia realiza audiência pública sobre a hidrovia do rio Madeira
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde da última quinta-feira (30), uma Audiência Pública para debater o 1º Plano Geral de O
O trabalho da Ouvidoria da OABRO foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO) durante sessão solene que homenageou a Rede Lilás,