Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Peritos participam de seminário em Porto Alegre


Peritos do Instituto de Criminalista de Rondônia participam a partir de hoje (15.11), em Porto Alegre do I Seminário Brasileiro de Engenharia Forense. A perícia rondoniense está sendo representada pelos profissionais, Cláudio Gomes da Silva (Cacoal), Geraldo Sena (Crea-RO) e Edílson Almeida de Souza (Simpec).

O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento da Engenharia Forense nacional, a partir do fornecimento de subsídios teórico-práticos a profissionais atuantes em perícias de engenharia, visando à capacitação e o seu aprimoramento nas áreas de incêndios em edificações e em veículos; desabamentos; acidentes do trabalho; explosões, perícias mecânicas diversas; perícias elétricas-eletrônicas diversas; eletroplessão; furto de água; energia; pulso telefônico; e sinal de TV a cabo.   

Durante o evento, que conta com a participação de peritos de vários estados do país, estão sendo discutidos entre outros temas: 'A Engenharia Forense no âmbito da criminalística estática, dinâmica e pós-moderna'; 'Elementos básicos na investigação de incêndio; 'Responsabilidade criminal do acidente de trabalho'; 'Diagnose de incêndio em veículos'; e 'A imprensa nos locais de crime: técnicas de relacionamento'.

Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos de Rondônia (Simpec), Edílson Almeida, seminários dessa natureza são de suma importância para melhoria do trabalho desenvolvido pelos peritos que atuam municípios de Rondônia. "Com a perspectiva da construção de duas usinas hidrelétricas no estado, certamente, haverá demanda de problemas de segurança. Por isso, é importante que a perícia criminal esteja preparada no âmbito da Engenharia Forense", afirmou o representante classista.

Segundo Edílson Almeida, a diretoria do sindicato, apesar da falta de apoio dos órgãos ligados a Polícia Científica, vem fazendo todos os esforços para possibilitar a participação dos seus filiados em debates técnico-científicos. "Se tivéssemos apoios, um número maior de profissionais da perícia poderiam está participando desse e de outros eventos, que além de possibilitar a obtenção de novos conhecimentos, proporciona a troca de experiências", afirmou.

Durante sua estada na capital gaúcha o presidente do Simpec também esteve participando da reunião do Conselho Deliberativo e Consultivo da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), onde ocupa o cargo primeiro secretário, discutindo as diretrizes da entidade para o próximo ano e avaliando o trabalho desenvolvido em 2006.

Fonte: Julio Aires

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)