Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Perícia criminal de Rondônia recebe equipamentos e reagentes de última geração para trabalhos de investigação


Gente de Opinião

Confúcio salientou que Segurança é prioridade do Governo de Rondônia

As representações do Instituto de Identificação Científica e Criminal Engrácia da Costa Francisco (IICC) espalhadas pelos 52 municípios começaram a receber kits com material de última geração para atender a pericia papiloscópica. O material foi entregue, nesta terça-feira (24), em cerimônia no auditório do Tribunal de Contas.

Os kits contém equipamentos e reagentes químicos que vão contribuir para melhorar ainda mais a produção de provas nos inquéritos. Os produtos foram adquiridos por R$ 650 mil.

A relevância do conteúdo dos kits para o trabalho dos peritos criminais pode ser compreendida pela explicação de Júlio Kasper, o diretor do IICC. “É um momento histórico. Nenhum governo estadual investiu tanto na perícia criminal”, disse ele. O próprio Júlio acrescentou que a categoria tem a obrigação de servir ainda melhor aos cidadãos.

Gente de Opinião

kits contém equipamentos e reagentes químicos que vão contribuir para produção de inquéritos

EMOÇÃO

O evento foi um momento de especial entre os peritos, que homenagearam os colegas aposentados e os que preferem continuar na ativa, apesar de terem atingido o tempo da inatividade pelo prazer de produzir perícia com qualidade.

A aquisição dos kits para a perícia criminal é, segundo o governador Confúcio Moura, parte de uma promessa de campanha para o primeiro mandato de governador. Ele pediu a uma perita que informasse o que seria necessário para fazer com que as carteiras de identidade fossem produzidas e entregues em menos tempo.

“Ela ouviu os colegas e trouxe a sugestão”, destacou o governador entre aplausos dos peritos.

A compra do material utilizou recursos destinados pela Assembleia Legislativa através de emendas parlamentares coletivas e do governo de Rondônia.


Segurança de Rondônia ganha reforço  - Vídeo SICTV

PRIORIDADE

“A segurança pública é uma das minhas prioridades”, afirmou Confúcio, destacando outras ações para melhorar o combate à criminalidade. O programa Rondônia mais Segura, elaborado a partir de propostas dos representantes dos organismos policiais, é um deles. A proposta, inovadora do no país, envolver todas a sociedade civil, além do poder público, em ações integradas.

O governador também anunciou a construção do novo prédio do instituto, que já tem até terreno definido. “Será moderno e bonito”, garantiu. O dinheiro para a obra veio através de emenda parlamentar destinada pela bancada federal, sob coordenação do deputado federal Nilton Capixaba.

O deputado estadual Anderson do Singeperon, que é agente penitenciário, elogiou a iniciativa do governo do estado em melhorar a estrutura da perícia criminal em Rondônia. Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edilson Souza, a Polícia Civil já faz muito com poucos recursos. “Agora, previu, fará muito mais”.

Leia mais:
Precisão dos retratos falados feitos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal ajuda a solucionar crimes em Rondônia
Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia atendeu mais de 90 mil pessoas na emissão de Carteiras de Identidade


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)