Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pequenos reclamam de taxas de juros em empréstimos para desenvolvimento e pedem apoio


Senador Acir Gurgacz participa de reunião com dirigentes da FEEMPI/SIMPI – Foto: assessoria - Gente de Opinião
Senador Acir Gurgacz participa de reunião com dirigentes da FEEMPI/SIMPI – Foto: assessoria

Acir Gurgacz empenha apoio à redução de juros do FNO, FNE e FCO, que ultrapassam inflação em  até 300%, denunciam dirigentes.

O senador Acir Gurgacz, em visita à sede da FEEMPI/SIMPI (Federação Estadual e Sindicato  da Micro e Pequena Indústria de Rondônia) nesta segunda-feira (09/07),  empenhou seu apoio a representantes do setor produtivo do Estado para a redução dos juros de financiamentos dos Fundos Constitucionais  do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO), criados pela Lei nº 7.827, de 1989. “Esta lei tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos Estados das três regiões,  mas, no entanto, os financiamentos têm  juros exorbitantes , o que contraria o espírito de criação da mesma” , lamenta o presidente do SIMPI, Leonardo Sobral.

Na reunião, o senador foi informado que “os juros  chegam a   12%, sendo que  a inflação do período oscila em torno de 3% no Brasil.Ou seja, estão 100%, 200% e até 300% acima da inflação. São juros maiores do que os dos  bancos privados”, denuncia Sobral.

Para os dirigentes da FEMPI/SIMPI, “esta cobrança excessiva é uma grande aberração e covardia  e se contrapõe ao objetivo da Lei, de  fomentar o desenvolvimento destas regiões, historicamente relegadas a um segundo plano no Brasil”.

Os Fundos Constitucionais criados pela Lei nº 7.827 são destinados ao  desenvolvimento de 19 Estados,  incluindo, no Centro-Oeste (FCO) ,além do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; no Norte (FNO), os Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins ; e no Nordeste (FNE), Alagoas, Bahia,  Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

“Neste momento difícil por que passa o Brasil, estes fundos constitucionais representam um dos mecanismos mais pujantes para o fomento das regiões menos pujantes, mas os bancos que se dizem de fomento simplesmente estão arrasando com os tomadores de empréstimos, em desobediência total ao espírito da Lei que os criou, ”, enfatizou  Sobral. “Queremos, simplesmente que a Lei 7.827 seja cumprida em toda sua integralidade”.

Durante a reunião, o senador Acir Gurgacz  assegurou empenho  à demanda dos empresários rondonienses, reafirmando a crença de que o setor empresarial  precisa ser fortalecido para garantir o desenvolvimento do Brasil. Considerado como o “senador das pequenas empresas, pelo apoio que vem prestando às mesmas ”, segundo Leonardo Sobral,  Acir Gurgacz reafirmou o seu empenho durante a reunião. “As micro e pequenas empresas são a solução para Rondônia. Quanto mais investirmos na produção, mais vamos fazer a roda da economia girar. Sempre fui parceiro de quem produz e vou continuar sendo assim, porque  é importante para Rondônia e o país”, salientou.

Participaram da reunião do Simpi com o senador, o pesquisador da Embrapa Paulo Moreira, o presidente do Sindicato de Empresas de Turismo de Rondônia (Sindetur), Paulo Haddad, e o empresário Hugo Parra Mota.

Pequenos reclamam de taxas de juros em empréstimos para desenvolvimento  e pedem  apoio - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)