Sábado, 31 de março de 2012 - 11h18
O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal vai iniciar a construção do Memorial José Gabriel da Costa, segundo informações do presidente da Associação José Gabriel da Costa, responsável pela execução do projeto, Plínio Martins de Oliveira.
De acordo com Plínio, o lançamento da pedra fundamental que marcará o início da obra acontece neste domingo (01/04), às 09 horas, na Avenida Joaquim de Araújo Lima, (antiga Rua Abunã), 1419, no bairro Olaria, em Porto Velho.
A cerimônia contará com a presença de dirigentes, discípulos da União do Vegetal (UDV) vindos de várias regiões do país e exterior, familiares de Mestre Gabriel, além de autoridades políticas e representantes do poder público.
“O lançamento da pedra fundamental será um grande acontecimento, por representar para os discípulos da UDV, mais um passo para o resgate e perpetuação da história do fundador do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Gabriel”, afirmou o presidente.
Ele destacou ainda que, para Rondônia, em especial para a capital Porto Velho, a construção do empreendimento irá fomentar a economia e alavancar o turismo, já que os mais de 30 mil seguidores da UDV incluirão visita ao local em seus roteiros de viagem.
“O memorial será um espaço aberto ao público e terá como propósito apresentar a história de José Gabriel da Costa, além de facilitar e proporcionar estudos científicos a respeito do chá Hoasca e da UDV, assim como divulgá-los”, explicou Plínio.
A escolha da cidade para construção do Memorial José Gabriel da Costa foi baseada em fatos históricos, de alta relevância na história da UDV. “Mesmo tendo sido criada nos seringais do estado do Acre, na década de 60, foi aqui em Porto Velho que Mestre Gabriel iniciou as primeiras atividades religiosas da UDV”, justificou.
Projeto contemplará réplica da casa de Mestre
Gabriel e da primeira sede da União do Vegetal
O memorial terá aproximadamente 425 m² de área construída e será edificado no local onde Mestre Gabriel residiu com sua família, onde também fixou a primeira sede da União do Vegetal, no período de 1965 a 1971, em Porto Velho.
O conjunto arquitetônico será composto por uma estrutura com mais de oito metros de altura, coberta em cavaco de madeira com detalhes em vidro e estrutura metálica, dividida em dois grandes blocos com dez metros de largura e mais de vinte metros de extensão cada.
O primeiro bloco abrigará a réplica da casa de Mestre Gabriel e da primeira sede da UDV. Já o segundo bloco será composto por recepção, salas para arquivo, consultas e reuniões, além de biblioteca, banheiros, copa e uma área de serviço.
Mais sobre Mestre Gabriel
José Gabriel da Costa nasceu no município de Coração de Maria, no estado da Bahia, no dia 10 de fevereiro de 1922. Chegou à Amazônia alistado entre os soldados da borracha. Teve seu primeiro contato com o chá Hoasca nos seringais através de um senhor conhecido como Chico Lourenço. Deu início ele mesmo à distribuição da Hoasca, inicialmente de maneira informal, tendo criado a UDV no dia 22 de julho de 1961.
Em 1964, Mestre Gabriel mudou-se para Porto Velho em busca de melhores condições de desenvolver as atividades religiosas da sociedade que criara. Passou, inicialmente, a distribuir o Vegetal em diversos locais até fixar sua própria residência na Rua Abunã, como a sede provisória da União do Vegetal. Em 1968, viu iniciar a construção do primeiro templo da UDV, onde está hoje situado o Núcleo Mestre Gabriel, Sede Histórica da União do Vegetal.
Com a UDV registrada e os primeiros núcleos iniciados, com discípulos preparados para transmitir sua doutrina, Mestre Gabriel desencarnou no dia 24 de setembro de 1971, em Brasília.
Fonte: Silas Paixão
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep