Terça-feira, 21 de agosto de 2007 - 19h57
As Defensorias Públicas no Brasil foram concebidas para ser instrumento de promoção da cidadania, levando assistência jurídica aos menos favorecidos. No entanto, desde sua concepção, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, nenhum governante deu a devida atenção que a Defensoria necessita para desempenhar a contento suas atividades. Agora, os defensores públicos de todo o Brasil estão na expectativa da aprovação de uma emenda constitucional que virá consolidar a questão da autonomia administrativa e financeira das defensorias em todo o território nacional.
Ao retornar de Brasília, onde participou na semana passada do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), o subdefensor público-geral de Rondônia, Carlos Biazi, está otimista com a possibilidade de entrar na pauta de votação ainda essa semana a Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado federal Roberto Freire (PPS-PE), dispondo sobre a Defensoria Pública, suas atribuições, garantias, vedações e, naturalmente, consolidando a sua plena autonomia. A PEC vai ao plenário com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Tendo como relator o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA), a PEC também já tem voto favorável pela admissibilidade e, no mérito, pela aprovação, com substitutivo, conforme complementação do relator.
Quanto ao encontro de que participou em Brasília, Biazi considera da mais alta relevância para a consolidação da defensoria Pública em Rondônia. Posso assegurar que não estamos muito pior do que outros Estados, mas garanto que o apoio e a determinação do governador Ivo Cassol, que vem honrando todos os compromissos assumidos com a Defensoria, foi determinante para que avançássemos até aqui. Vamos continuar avançando em nome da proteção à cidadania, acentua Carlos Biazi, que responde pela defensoria-Geral, enquanto o titular, Antônio Francelino está em férias.
Ainda no Colégio nacional de defensores Público-Gerais foram debatidas as estratégias para acompanhamento da tramitação da chamada PEC das Defensorias no Congresso Nacional.
Fonte: Carlos Araújo
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)