Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PEC das Defensorias Públicas pode ser votada essa semana


As Defensorias Públicas no Brasil foram concebidas para ser instrumento de promoção da cidadania, levando assistência jurídica aos menos favorecidos. No entanto, desde sua concepção, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, nenhum governante deu a devida atenção que a Defensoria necessita para desempenhar a contento suas atividades. Agora, os defensores públicos de todo o Brasil estão na expectativa da aprovação de uma emenda constitucional que virá consolidar a questão da autonomia administrativa e financeira das defensorias em todo o território nacional.

Ao retornar de Brasília, onde participou na semana passada do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), o subdefensor público-geral de Rondônia, Carlos Biazi, está otimista com a possibilidade de entrar na pauta de votação ainda essa semana a Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado federal Roberto Freire (PPS-PE), dispondo sobre a Defensoria Pública, suas atribuições, garantias, vedações e, naturalmente, consolidando a sua plena autonomia. A PEC vai ao plenário com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Tendo como relator o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA), a PEC também já tem voto favorável pela admissibilidade e, no mérito, pela aprovação, com substitutivo, conforme complementação do relator.

Quanto ao encontro de que participou em Brasília, Biazi considera da mais alta relevância para a consolidação da defensoria Pública em Rondônia. “Posso assegurar que não estamos muito pior do que outros Estados, mas garanto que o apoio e a determinação do governador Ivo Cassol, que vem honrando todos os compromissos assumidos com a Defensoria, foi determinante para que avançássemos até aqui. Vamos continuar avançando em nome da proteção à cidadania”, acentua Carlos Biazi, que responde pela defensoria-Geral, enquanto o titular, Antônio Francelino está em férias.

Ainda no Colégio nacional de defensores Público-Gerais foram debatidas as estratégias para acompanhamento da tramitação da chamada PEC das Defensorias no Congresso Nacional.

 

Fonte: Carlos Araújo

 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)