Quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 14h28
O deputado Padre Ton (PT-RO), presidente da comissão especial criada para analisar a proposta sobre exploração de recursos minerais em terras indígenas (PL 1610/96), cobrou nesta quinta-feira uma posição do governo em relação à proposta. “Não há encontro de ideias entre o Ministério da Justiça, o Ministério de Minas e Energia e a Casa Civil”, disse.
Para ele, a falta de definição do governo tem atrasado a apreciação da matéria pela comissão especial. As declarações foram dadas em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias sobre os fundos sociais comunitários da mineração.
O deputado explicou que as preocupações giram em torno da repartição do lucro, gestão e no aspecto da Consulta às comunidades atingidas, prevista na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Padre Ton também disse que é preciso o parlamento ter diálogo com o governo para que os deputados possam sustentar um projeto equilibrado, que seja do interesse da União e dos povos indígenas. “O Legislativo deve preservar sua autonomia, mas precisamos dialogar”.
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, disse que a exploração dos recursos minerais em terras indígenas pode ser tratada fora do novo Código de Mineração, em fase final de elaboração pelo governo.
“A Constituição explicita que essa exploração é permitida, conforme lei regulamentadora”, destacou. Segundo ele, "da parte do Ministério de Minas e Energia, há todo o interesse de que a regulamentação seja feita o mais rapidamente possível”.
Fonte: Agência Câmara
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta