Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PCCR da Saúde está paralisado, diz sindicato


O presidente do Sindicato da Enfermagem (Sinderon), Angelo Florindo, disse nesta sexta-feira, 27, que o Governo do Estado ainda não nomeou a comissão encarregada de elaborar a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCR/SUS/Sesau),conforme ficou estabelecido na reunião com a Justiça e que pôs fim à greve da categoria há dois meses.

Angelo lembra que o acordo foi firmado autoridade judicial com todos os sindicatos representativos da Saúde como o Simero (Médicos) e Sindsaúde. “Até agora não chegou um só ofício ao sindicato convocando para uma reunião. O Governo ao que parece pretende dar calote na categoria e isso não vamos permitir. Estamos disposto a votar um novo indicativo de greve”, ressaltou.

O prazo para implantação do PCCR da saúde é o mês de outubro. De acordo com o sindicalista, o calendário já está comprometido, porque até outubro é provável que não haja tempo hábil para a elaboração do Plano. Ele, porém, ressalta que tão logo o Governo nomeie a tal comissão, uma conjugação de esforços deve compensar o tempo partido. “Desde que haja vontade política”, acrescentou.

Na próxima semana, o Sinderon irá protocolar novo ofício e solicitar uma posição do Governo quanto à nomeação da Comissão de elaboração do PCCS. Se houver nova desídia do Estado, o sindicato deverá convocar uma assembleia geral para discutir o assunto. Em outubro, passado o prazo para o Governo implantar o PCCS, a saúde poderá discutir um possível indicativo de greve.

A greve branca, composta pelos sindicatos: SINDERON, Sindsaúde e Simero, que teve como motivo de interrupção acordo firmado perante o Tribunal de justiça na pessoa do desembargador e os representantes sindicais, mostra neste mês de julho que o governador mais uma vez QUER ENROLAR a categoria de Enfermagem e da Saúde. São 60 dias sem DEMONSTRAÇÃO de Interesse da ADMINISTRAÇÃO.

Isso, pois ate o momento nenhum ofício chegou ao conhecimento do SINDERON, referente a possível agendamento de  reunião para retornar as discussões  de Revisão do PCCS/SUS/SESAU.

Ou o governador Confúcio Moura imagina que sejamos marionetes políticos? Será que ele perdeu a noção do que é respeitar os servidores? Isso, devido suas promessas proferidas em período eleitoral, quando ainda não era governante, mas um simples candidato que GRITAVA em VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES DA SAÚDE, CADÊ?

Recentemente, o diretor de Secretária do SINDERON, notificou a SESAU, CASA CIVIL e o próprio governo querendo agendamento de reunião para tratar da REVISÃO DO PCCS/SUS/SESAU.     

Compromisso do governador: “Outros pontos de pauta foram discutidos como o prazo para apresentação do PCCR. Ficou definido que até o final de outubro (150 dias) será finalizado o estudo do plano de carreiras, cargos e remuneração da categoria. Os compromissos acertados ficaram registrados e estão disponíveis no processo”. 

Gente o calendário é visível foi em maio e nós servidores vamos esperar de braços cruzados até QUANDO? Queremos  a manifestação do GOVERNADOR CONFUCIO MOURA em publicar portaria nomeando a Comissão de Revisão do PCCS/SUS/SESAU, com representantes sindicais, caso contrário corremos o risco de chegar outubro e repetir a ENGANAÇÃO DO GOVERNO.      

Fonte: Marcos Santana   

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)