Sexta-feira, 4 de maio de 2012 - 07h38
O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, o órgão responsável pela postura ética e disciplinar dos profissionais do Direito, tem um novo presidente. É o advogado José Bernardes Caiano Passos. Ele assumiu com a renúncia do advogado Eurico Montenegro Neto, que depois de dois anos de trabalho, decidiu partir para novos desafios.
Caiano Passos é graduado em Direito pela faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina já tem experiência em atuação no TED e assegura que com a pauta de julgamento absolutamente em dia, vai intensificar o processo de interiorização deste órgão auxiliar da OAB, iniciado ainda na gestão de Eurico Neto. Nesse sentido, ele já assumiu com uma sessão do Tribunal agendada para a cidade de Ariquemes, no próximo dia 18.
Nesta sessão, explica o novo presidente do TED, “vamos realizar o julgamento de alguns processos, vai haver palestra e maior contato com os acadêmicos de Direito da região”, explica.
O novo presidente do TED define a função do colegiado no contexto da advocacia pautando-se nos procedimentos éticos e disciplinares quanto a atuação dos advogados. “E ai estão incluídas as faltas disciplinares, a postura dos advogados, lisura, honestidade e princípios morais e éticos que norteiam a profissão e que estão esculpidos no Estatuto da OAB”, acentua.
Em 2010 e 2011, em razão do acúmulo de processos, sobretudo relativos a pendência de anuidade, houve um número elevado de profissionais suspensos pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. Cerca de 280 advogados foram suspensos temporariamente e outros tantos receberem penas menores como advertência e censura. Segundo Caiano Passos, isto ocorreu porque, conforme o artigo 37 do Estatuto da OAB, a falta de pagamento de taxas e anuidades constitui infração disciplinar. Este problema ocorreu em razão de tolerância em relação aos pagamentos, mas a inadimplência chegou a um ponto em que foi preciso adotar providência para restaurar a normalidade.
José Bernardes Caiano Passos destaca ainda que a profissão do advogado está intrinsecamente ligada à sua postura, aos limites éticos. “Lidamos com a liberdade e o patrimônio das pessoas. Temos uma responsabilidade muito grande na lida com estas questões”, acentua Passos. Ele lembra que a postura do advogado perante os magistrados, as partes, o Ministério Público, os órgãos de polícia, por exemplo, tem que ser exemplar, porque este profissional lida com formalismos e questões interpessoais. Então, o procedimento ético tem que ser auto-vigiado. Cada profissional tem que saber os seus limites. Mas quando ele se excede nos seus limites, a OAB através do seu Tribunal de Ética e Disciplina tem que se manifestar. Temos que cuidar do aspecto disciplinar da nossa classe”, acrescenta.
Fonte: OAB-RO
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho
A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d