Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Participantes elogiam programa de treinamento do TCE


Andréa Minuto

Os participantes do segundo e último dia do V Encontro de Atualização Administrativa realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia TCE-RO elogiaram a iniciativa e o modo como o projeto foi realizado este ano, com a formatação mais diversificada dessa vez, dividido em várias Oficinas, em quatro pólos, de 20 a 26 em Vilhena, Rolim de Moura e Ji-Paraná, e terça e quarta-feira, 28 e 29, em Porto Velho.

Para o presidente do TCE conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, "o ganho da realização de um evento deste porte é uma via de mão dupla cujo grande beneficiário é a sociedade, porque acontece um diálogo maior e mais próximo com os agentes dos jurisdicionados e, também, se permite a reciclagem que vai levar à correção de possíveis falhas e adaptação a novos conhecimentos e determinações da legislação".

Para o chefe da contabilidade da prefeitura de Ariquemes, Erivan Batista de Souza, o programa de atualização promovido pelo Tribunal é muito importante, pois as mudanças na legislação acarretam inúmeras dúvidas. Ele ressaltou, também, a troca de experiências com outros municípios. "Às vezes surgem dúvidas de outros municípios e quando o Tribunal as esclarece servem de exemplo para aplicarmos no nosso trabalho".

Osvaldino de Medeiros Marques, chefe de controle interno da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, elogiou o nível de conhecimento e a forma de transmissão de informações usada pelos técnicos do Tribunal de Contas que atuaram como instrutores das Oficinas. "Todos passam muita segurança sobre os assuntos abordados durante as aulas, e isso é muito importante para nós que temos nessas ocasiões oportunidades únicas de tirarmos dúvidas", afirmou.

Participante da Oficina que tratou sobre Atos de Pessoal, a responsável pela confecção da folha de pagamento da Secretaria de Estado de Administração, Nazaré Pedrosa, disse que conseguiu tirar muitas dúvidas, principalmente com relação aos atos que devem ser publicados na admissão e como proceder nos casos dos pensionistas.

Durante oito dias técnicos de órgãos públicos do Estado, prefeituras (incluindo autarquias) e Câmaras Municipais participaram das Oficinas que o Tribunal de Contas organizou, onde foram abordados os temas Atos de Pessoal, Fundeb, Sigap, LRF.NET, Plano de Contas Único, Orçamento, Licitação, Título Executivo, Tomada de Contas Especial e Controle Interno.

REUNIÃO

Vinte e dois processos de interesse de órgãos do Estado e dos Municípios vão estar na pauta da décima-terceira reunião do Pleno do Tribunal de Contas de Rondônia, a partir das 9 horas desta quinta-feira, em sessão pública a se realizar no plenário do próprio TCE-RO.

Mais Sobre Política

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres