Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Participantes elogiam orientações do TCE-RO


Lúcio Albuquerque

Prefeitos e técnicos que participaram nesta terça-feira, 29, do Seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE-RO sobre as normas do Fundeb, elogiaram a realização do evento e o fato do Tribunal ter feito o chamamento para explicar as normas, que tratam da aplicação de recursos federais na Educação.

"Estamos implementando a política de orientar, de tirar dúvidas, porque entendemos ser esta a melhor maneira de interagir com nossos jurisdicionados, colocando programas à disposição como no caso do Sigap ( Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública e Plano de Contas Único) um programa voltado para agilizar procedimentos e reduzir custos, e os resultados que temos obtido são muito bons", disse o presidente do TCE-RO conselheiro Euler Potyguara.

A prefeita Eloísa Helena Bertoletti, de Primavera, elogiou o Tribunal "porque oferece a orientação e a capacitação para nossos técnicos, o que é necessário e positivo". Para o prefeito de Cacaulândia, Adelino Follador, "isso mostra uma nova feição do próprio Tribunal, orientando e capacitando o que qualifica melhor os técnicos e evita erros".

O técnico João Henrique, da prefeitura de Guajará-Mirim disse que "sempre é importante ver um órgão como o Tribunal esclarecer dúvidas e procurar essa forma de diálogo", mesmo posicionamento de Manoel Carlos, de Alto Paraíso que lembrou ser "bom que haja quem tenha a preocupação de nos orientar". O universitário Diogo Spíndola, de uma empresa de consultoria de Porto Velho, destacou "a disposição do Tribunal em aclarar dúvidas e, ao invés de só punir, oferecer mecanismos de correções de rumo ainda durante a execução dos projetos evitando, assim, problemas futuros".

O Seminário foi aplicado pelo TCE-RO através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, tendo como expositores os técnicos do TCE-RO Omar Dias e Francisco Barbosa, participando representantes de 50 municípios – ausentes os de Pimenteiras e Governador Jorge Teixeira, uma realização que teve a parceria da Associação Rondoniense dos Municípios – Arom.

 A política do Tribunal de Contas tem sido de orientar, através do diálogo, seus jurisdicionados e os resultados obtidos até agora são satisfatórios, disse nesta terça-feira, 29, o conselheiro Euler Potyguara, presidente do TCE-RO, na abertura do Seminário sobre o Fundeb – fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais em Educação.

Para o presidente Euler Potyguara, é fundamental essa parceria e o estreitamente das relações institucionais entre o Tribunal e seus jurisdicionados, haja vista nosso interesse em ouvir e buscar sempre solucionar os problemas.

Mais de 150 representantes dos municípios, incluindo prefeitos, participaram da abertura do Seminário que teve como palestrantes os técnicos do TCE-RO Omar Dias e Francisco Barbosa, encontro previsto para durar o dia todo, realizado pelo Tribunal através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchoa – IEP/TCE-RO.

Ao falar para os participantes, o presidente do IEP/TCE-RO Adão Franco lembrou que já esta sendo organizado um grande evento para debater temas de interesse da relação do Tribunal com os municípios, em quatro pólos: Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho.

 


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)