Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Parlamentares pedem regularização fundiária ao INCRA


A regularização fundiária no estado de Rondônia será intensificada a partir deste mês, segundo informou Valdez Faria, presidente-substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA), durante reunião hoje pela manhã(23.10) com o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO). Do encontro também participaram, os prefeitos Élio Machado (Costa Marques), Laerte Gomes (Alvorada do Oeste) e Paulo Nóbrega (São Miguel de Guaporé), além de seu vice-prefeito, Sidney Polentini e sindicalistas do setor rural do estado.

O presidente-substituto do INCRA recebeu dois documentos: o primeiro assinado pelo senador Valdir Raupp(PMDB) e os deputados federais Marinha Raupp(PMDB) e Anselmo de Jesus(PT) contendo as seguintes reivindicações: agilização da regularização fundiária rural e urbana; substituição do atual Plano Ecológico Econômico(PEE) pelo Zoneamento Econômico Ecológico(ZEE); reconhecimento da posse legítima e pacífica para  concessão do título direito(concessão real de uso por 10 anos) e regularização fundiária em terras de até 2.500 hectares.

O segundo documento contém assinaturas de dirigentes de sindicatos e associações de produtores rurais onde são listadas as dificuldades dos proprietários  que não possuem documentos das terras, a exemplo da ausência de financiamento para a política de manejo do solo; as prefeituras deixam de receber investimentos  federais  pelo fato de os terrenos não terem documentos. Os sindicatos querem, ainda, que o INCRA repasse recursos para a representação do órgão no estado para que sejam feita o geo-referenciamento de glebas em vários municípios. 

Valdez Farias assegurou aos presentes que a regularização fundiária na região norte é a prioridade do Instituto  este ano, e obedece a uma determinação do governo federal  de contemplar as famílias que residem em áreas irregulares.

O prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes considerou o encontro importante para a política fundiária do estado, e que a demora no início desse processo somente prejudica os proprietários rurais. ”Agora temos que aguardar a ação do INCRA que há bastante tempo vem anunciando a regularização das terras”, disse o prefeito.

A deputada Marinha Raupp saiu da reunião satisfeita com a posição assumida pelos dirigentes do INCRA em relação à regularização fundiária no estado. Ela lembrou que essa era a terceira vez  em menos de 60 dias  que discutia com o Instituto essa questão que tanto interessa aos trabalhadores rurais rondonienses.

Já o senador  líder do PMDB no Senado,Valdir Raupp(RO) disse que vai se empenhar para que o Congresso Nacional aprove os recursos orçamentários necessários destinados ao INCRA  para o início do processo de regularização fundiária em todo o estado.  

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)