Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Parlamentares ouvem diretor da Sociedade de Portos e Hidrovias



A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação se reuniu nesta terça-feira (29), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para ouvir o presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Leudo Buriti. Ele explicou aos deputados, inicialmente, a contratação de servidores.

O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) questionou a quantidade de servidores comissionados. Leudo Buriti disse que são 15 funcionários ocupando funções de confiança, apesar de estarem previstos 27 cargos.

Leudo Buriti explicou que havia alguns impasses anteriormente, como o cargo comissionado para técnicos portuários. “Não poderia, porque esse pessoal tem que ser de carreira. Corrigimos isso com o concurso”, destacou.

A deputada Lúcia Tereza (PP) indagou sobre a contratação de escritório de advocacia. Leudo Buriti explicou que anteriormente havia, mas a contratação foi para a prestação de um serviço diferenciado, para que a Soph não pagasse mais ISS.

“Inclusive o escritório de advocacia contratado conseguiu a retomada de R$ 1 milhão que havia sido bloqueado pela Justiça. Hoje não temos mais o contrato. Temos agora um quadro formado por dois advogados concursados e dois comissionados”, disse Leudo Buriti.

O deputado Léo Moraes (PTB) perguntou sobre o montante da arrecadação da Soph. Leudo Buriti disse que viária muito e que atualmente praticamente não há movimento no porto. “Não recebemos nada do governo. Nosso movimento oscila de acordo com o setor privado”, destacou.

O deputado Adelino Follador (DEM), vice-presidente da comissão, perguntou se a arrecadação é suficiente para manter a Soph. Leudo Buriti disse que os valores caíram porque o movimento de peças para as usinas do Madeira diminuiu muito. “Mas estamos fechando contratos para resolver essa situação. Nosso porto público é o único alfandegado da Região Norte. Manaus e Belém perderam essa condição”, adiantou.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação, Marcelino Tenório (PRP), agradeceu a Leudo Buriti pelas explicações. “Uma coisa interessante é que o porto está em uma altura que não sofre com as cheias do rio Madeira. Na época em que o local onde são desembarcados os botijões de gás estavam submersos, não havia problemas no porto”, destacou.

Marcelino Tenório disse que a Assembleia Legislativa está à disposição da Soph para o que for necessário.

O deputado Laerte Gomes (PEN) também agradeceu a presença de Leudo Buriti, explicando que o diretor do Soph desenvolveu um excelente trabalho quando era deputado estadual.

Votação

Após as explicações de Leudo Buriti, foram distribuídas e votadas diversas matérias. Lúcia Tereza deu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 98/15, de autoria do deputado Dr. Neidson (PTdoB), que dispõe sobre o transporte inter-hospitalar e intermunicipal de pacientes graves e com risco de morte. Todos votaram com a relatora.

O deputado Adelino Follador deu parecer favorável ao projeto de autoria dos deputados Lúcia Tereza e Maurão de Carvalho (PP), presidente da Assembleia Legislativa, concedendo título de Cidadão do Estado de Rondônia ao médico Renato Roriz.

Marcelino Tenório deu parecer favorável para o projeto de autoria do deputado Jesuíno Boabaid que concede título honorífico de Cidadão do Estado ao servidor da Assembleia Legislativa Carlos Manvailer. O projeto também foi aprovado por unanimidade.

O deputado Saulo Moreira (PDT) também participou da reunião.

Fonte: Decom /  ALE

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)