Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Parlamentar se reúne com secretário Estado da Defesa, Segurança e Cidadania, coronel BM Felipe Bernardo Vital.


Parlamentar buscou intensificar a conversa com a Sesdec (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Parlamentar buscou intensificar a conversa com a Sesdec (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

O deputado estadual Jesuino Boabaid (PSD) esteve reunido na última semana com o secretário de Estado da Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec), coronel BM Felipe Bernardo Vital, para tratar sobre um assunto muito esperado por todos os militares do estado: a quebra de interstício para oficiais e praças. 

Há muito tempo que o deputado Jesuino Boabaid, na condição de presidente da Associação dos Familiares e Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (Assfapom), vem dialogando com o governo sobre a promoção para os parlamentares. Recentemente, após assumir novamente o mandato de deputado estadual, intensificou ainda mais as negociações com a Sesdec. 

O secretário deu a notícia que tantos esperavam. Vital afirmou que o governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), havia autorizado a quebra de interstício para oficiais e praças, já agora para o mês de agosto. Sendo assim, 446 militares, entre oficiais e praças, deverão ser promovidos. Entre as promoções, estão de terceiro para segundo sargento, segundo para primeiro sargento e primeiro sargento para subtenente e oficiais da PM e BM. 

“Essa quantidade de promovidos agora corresponde a 8% do nosso efetivo, fora o curso de formação de sargento, que teremos também, turmas de 2007 e 2010, são mais 252 cabos sendo promovidos a terceiro sargento”, afirmou o secretário de segurança, ressaltando o compromisso do governador Coronel Marcos Rocha com a tropa de militares do Estado. 

O secretário destacou, ainda, que Rondônia é o primeiro no brasil em redução de mortes violentas, com mais de 14%, redução de roubos e furtos de veículos, além de diversos outros crimes. O secretário afirmou que o investimento do Governo do Estado está refletindo em toda a sociedade. 

O deputado Jesuino Boabaid agradeceu ao secretário Vital e ao governador Marcos Rocha pela quebra do interstício, que significa a promoção dos militares, que é consideravelmente o aumento salarial tão aguardado pelos policiais e bombeiros de todo o estado. “É uma busca não só como deputado, mas como presidente de uma associação que sempre cobrou isso. A gente deve reconhecer e parabenizar, pois é um investimento não só na parte tecnológica, mas na parte humana”, finalizou o parlamentar.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)