Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Parcerias vão intensificar segurança nas UPAs 24h


Tendo em vista os recentes problemas que envolvem a segurança dos profissionais de saúde que trabalham nos terminais de urgência e emergência do município de Porto Velho, o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio, buscou soluções em reunião realizada na Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania de Rondônia (Sesdec) na última semana. A definição de medidas preventivas contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lideranças da Sesdec, Conselho Regional de Medicina de Rondônia, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Sindicato Médico de Rondônia.

A discussão específica do tema se deu por conta de nos últimos meses a Semusa receber denúncias de casos em que médicos e enfermeiros sofreram agressões de usuários nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h Zona Leste e Zona Sul), Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino e Maternidade Municipal Mãe Esperança. Além das agressões, houve relatos de assaltos e danificação de veículos.
 
Entenda o caso
 
Por muitas vezes a espera por atendimento nos terminais de urgência e emergência causa irritação em usuários normalmente classificados como médio ou baixo risco. Isso significa que caso algum paciente mais grave dê entrada na unidade, a equipe médica de plantão priorizará o atendimento a esse paciente, o que acaba exigindo mais tempo e dedicação contínua do corpo clínico. 
 
O problema começa quando o usuário de baixo risco não entende esse processo e acaba desmedidamente incitando revolta ou até mesmo agredindo funcionários de forma verbal e física.
 
A permanência de vigias nesses centros de saúde não são suficientes para inibir as ações de alguns usuários, especialmente por não trabalharem armados, afirmou o secretário Domingos. Em função disso, o secretário municipal de Saúde solicitou apoio das entidades de segurança presentes na reunião para que os serviços sejam integrados como forma de garantir maior segurança, tanto para os profissionais de saúde como para os próprios usuários.
 
Ações integradas
 
A Polícia Militar se dispôs a oferecer treinamento específico aos vigilantes municipais e ampliar o policiamento ostensivo através de um canal direto de comunicação entre os terminais de emergência e a sede da PM, o que facilita as rondas policiais. 
 
A Sesdec também se posicionou favoravelmente e se prontificou a realizar videomonitoramento integrado em tempo real para auxiliar as denúncias e flagrantes 24 horas por dia. 
 
Já a Polícia Civil afirmou intensificar o controle nos casos de usuários que agem de má-fé portando atestados médicos falsificados. Além disso, para contribuir com a agilidade no atendimento dos usuários, o Corpo de Bombeiros já está atuando em conjunto com o Samu, unificando as centrais de atendimento 192 e 193 para que a assistência às emergências aconteça com economia no tempo de deslocamento dos veículos e melhor direcionamento de equipes dependendo da gravidade de cada caso.
 
Outras medidas
 
Domingos Sávio reafirmou a necessidade de descentralizar os atendimentos nas UPAs 24h e que novas contratações ajudarão a dar maior assistência à população, diminuindo o tempo de espera e consequentemente as chances de novas incidências de violência. “As UPAs podem atender as demandas de urgência e emergência normalmente, o problema está na grande parte de usuários de baixo risco que lotam as UPAs quando poderiam ter seus problemas resolvidos facilmente nas Unidades Básicas de Saúde em seus bairros. Para facilitar o atendimento da população nos postos de saúde, o prefeito Mauro Nazif já autorizou a convocação de novos médicos, mais de 70 clínicos estão em fase de contratação”, encerrou o secretário.
 
Fonte: Collien Rodrigo

Mais Sobre Política

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

“A comercialização da saca do café robusta beneficiado está em R$ 700 reais com uma produção estimada para a safra de 2022, de 2,49 milhões de sacas

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Durante a Assembleia Geral Ordinária da OCB (AGO) que aconteceu no último dia 29, em Porto Velho, lideranças do cooperativismo do estado lançaram a

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Podemos) disse nesta terça-feira 17.05 que indicou à Prefeitura a compra de cinco ambulâncias para atendimento aos distrit