Quarta-feira, 4 de abril de 2018 - 21h21
Depois de uma série de visitas as unidades básicas de saúde e constatar algumas irregularidades quanto ao cumprido da carga horária estipulada em lei, o secretário de Saúde de Porto Velho, Orlando Ramires, se reuniu com os diretores das UBSs e o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) e determinou que eles relatem ao gabinete da Semusa os casos dos profissionais que não cumprem a sua carga horária, seja de 40 ou 20 horas semanais.
“Estamos fazendo um levantamento para detectar as situações que estão dentro da ilegalidade. Cumprir horário de trabalho é lei”, enfatizou o secretário.
Para Ramires, não adianta reorganizar a agenda de atendimento, manter as unidades de saúde abertas e quando a população chegar no local não encontrar o profissional para dar assistência, simplesmente porque ele (profissional) passou uma hora na unidade e foi embora. “O papel do gerente da unidade é de cobrar à assiduidade do funcionário”, afirmou Ramires.
Reorganização
Toda a agenda de atendimentos das UBSs está sendo reorganizada pelo Departamento de Atenção Básica em uma estratégia para absorver a demanda das UPAs. A principal mudança acontece com absorção da demanda imediata. Ou seja, além de um determinado número de pacientes que tem atendimento agendado dos programas de acompanhamento, a equipe de saúde da unidade também realiza o atendimento ao paciente não agendado.
“Todas essas mudanças fazem parte da reestruturação da atenção primária, por conta disso, a fiscalização quanto ao cumprimento dos horários será feita com mais rigor”, declarou Orlando Ramires.
Projeto Piloto
O projeto-piloto de atendimento espontâneo iniciou na unidade de saúde Castanheira e Agenor de Carvalho. Essa metodologia será estendida as outras unidades depois de passar por avaliação em relação aos resultados e sofrer os ajustes necessários.
Fonte: Semusa
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)