Quarta-feira, 4 de abril de 2018 - 21h21
Depois de uma série de visitas as unidades básicas de saúde e constatar algumas irregularidades quanto ao cumprido da carga horária estipulada em lei, o secretário de Saúde de Porto Velho, Orlando Ramires, se reuniu com os diretores das UBSs e o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) e determinou que eles relatem ao gabinete da Semusa os casos dos profissionais que não cumprem a sua carga horária, seja de 40 ou 20 horas semanais.
“Estamos fazendo um levantamento para detectar as situações que estão dentro da ilegalidade. Cumprir horário de trabalho é lei”, enfatizou o secretário.
Para Ramires, não adianta reorganizar a agenda de atendimento, manter as unidades de saúde abertas e quando a população chegar no local não encontrar o profissional para dar assistência, simplesmente porque ele (profissional) passou uma hora na unidade e foi embora. “O papel do gerente da unidade é de cobrar à assiduidade do funcionário”, afirmou Ramires.
Reorganização
Toda a agenda de atendimentos das UBSs está sendo reorganizada pelo Departamento de Atenção Básica em uma estratégia para absorver a demanda das UPAs. A principal mudança acontece com absorção da demanda imediata. Ou seja, além de um determinado número de pacientes que tem atendimento agendado dos programas de acompanhamento, a equipe de saúde da unidade também realiza o atendimento ao paciente não agendado.
“Todas essas mudanças fazem parte da reestruturação da atenção primária, por conta disso, a fiscalização quanto ao cumprimento dos horários será feita com mais rigor”, declarou Orlando Ramires.
Projeto Piloto
O projeto-piloto de atendimento espontâneo iniciou na unidade de saúde Castanheira e Agenor de Carvalho. Essa metodologia será estendida as outras unidades depois de passar por avaliação em relação aos resultados e sofrer os ajustes necessários.
Fonte: Semusa
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple