Sábado, 14 de novembro de 2015 - 10h02
Diretores da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero e vários empresários convidados integram a Caravana da Integração formada por 16 deputados estaduais e federais, entidades do setor produtivo, prefeitos da região da BR 429, vereadores, vice-governador Daniel Pereira que participar de um expofeira na cidade de Trinidad, capital do estado boliviano do Beni, que faz fronteira com o Brasil.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta a importância Caravana da Integração, formada por parlamentares estaduais e federais, empresários e entidades até a Bolívia para estreitar laços comerciais. No ponto de vista de Thomé, essa interligação que dá acesso ao Pacífico, vai reduzir os custos do transporte dos produtos. “Via Costa Marques, é possível acessar os portos de Arica, no Chile, e de Illo, no Peru, tornando-se uma nova alternativa de negócios e de comunicação entre os dois países e um acesso mais rápido aos portos do oceano pacífico e daí as mercados asiáticos” afirmou.
Vários empresários participam da caravana, vislumbrando as potencialidades com a abertura deste corredor comercial entre o Brasil e a Bolívia, que beneficiará especialmente o Estado de Rondônia e a região da BR 429.
Thomé também destaca que uma das partes importantes dessa aproximação se concretiza com a implantação da balsa para a travessia de veículos. Com a travessia pela balsa, abre-se a possibilidade de maior interligação turística e cultural, o que deve culminar com mais negócios. “A Bolívia pode absorver parte de nossa produção, enquanto Rondônia pode adquirir o sal e fertilizantes para a agricultura a custos menores”, ressaltou.
A comitiva que sairá de Porto Velho neste sábado, dia 14 de novembro, é uma iniciativa do deputado estadual Lebrão em parceria com a Federação das Indústrias e foi criada com o objetivo de promover a aproximação entre Rondônia e o Departamento do Beni, na Bolívia, a partir da BR 429, em Costa Marques. Desde 2011 estão sendo realizadas reuniões entre os dois países mediante comissões e que agora, culmina com este encontro e a concretização do projeto de integração.
O presidente da Fiero acrescenta ainda que Rondônia é um estado produtor e a Bolívia, umpaís irmão, é um mercado consumidor que pode adquirir produtos rondonienses. “Penso que, com a visita desta caravana de empresários e políticos a expofeira de Trinidad, podemos abrir novas perspectiva de mercado para produtos primários rondonienses”, observa Marcelo Thomé.
Fonte: Sistema Fiero
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos