Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Para Amorim, LCP usa e abusa do terrorismo em Rondônia e no país


 
 
A Liga dos Camponeses Pobres (LCP) comprovadamente usa o terrorismo em suas ações para "legitimar a luta pela terra" em Rondônia e o faz com o melhor instrumento tecnológico da atualidade: a internet. Essa convicção é do deputado federal Ernandes Amorim (PTB), que vai esmiúçá-la nesta quinta-feira, durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, para discutir e encaminhar providências quanto à reportagem denúncia, produzida pela revista Isto É, sobre o treinamento de guerrilha, crimes, e envolvimento com o narcotráfico empregado pela LCP no Estado.

De acordo com o parlamentar, a LCP enviou informações falsas à Imprensa do Estado e de todo o país, dando conta de um novo massacre de trabalhadores sem terra, num total de 15 mortos pela ação da Polícia Militar. Após várias varreduras dos órgãos de segurança pública, incluindo a Força Nacional, nada se comprovou. Na tentativa de se passar de vítima, a LCP manteve o "clima de terror" enviando textos onde se acusava parlamentares de Rondônia de "mandantes" do suposto massacre.

Ao tomar conhecimento das "armações", na semana passada, Amorim entrou em contato, imediatamente, com o ministro chefe do Gabinete da Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, e da Justiça, Tarso Genro, dando ciência dos fatos e pedindo providências.

A reportagem da revista lembra Amorim, retificou essa semana as ações criminosas do grupo LCP, incluindo dossiê contendo armas pesadas e treinamento de guerrilha na selva amazônica.

"Queremos tirar essa situação a limpo, mesmo antevendo o terrorismo empregado pelo grupo desde que foi denunciado pela reportagem da revista. Essas facções criminosas começam assim: ninguém dar importância, acha que é coisa da Imprensa e quando se dá conta estão vivendo sob o manto do terror de PCCs, Farcs e agora essa LCP em Rondônia. O Governo, as autoridades e a população têm que ficar atentas e tomar as providências. Esse grupo não luta por terra para trabalhar, mas ao que parece para viabilizar ações criminosas", afirma Amorim.

Participam da audiência convocada pelos deputados Amorim, Moreira Mendes e Geovani Queiroz, o ministro da Justiça, Tarso Genro; Gercino da Silva, ouvidor agrário do Incra; Cezar Pizzano, secretário adjunto de Segurança; major Josenildo Jacinto, comandante da Polícia Ambiental; major Enedy Dias, diretor do Departamento da Polícia Legislativa da Assembléia; e, os jornalistas da revista Isto É, responsáveis pela reportagem denúncia.

Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)