Segunda-feira, 16 de dezembro de 2013 - 16h15
O senador Acir Gurgacz (PDT), esteve nesta semana em missão oficial do Senado Federal ao Vaticano e teve uma audiência com o papa Francisco, na terça-feira, dia 11, na praça de São Pedro, em Roma, durante a solenidade em que o papa se dirigiu aos fiéis de todo o continente americano, pronunciando uma mensagem especial sobre Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América, cuja festa foi celebrada na quinta-feira, 12. Nesta segunda-feira, 16, Acir fez um relato da viagem no plenário do Senado, e falou da importância do discurso do papa Francisco para a integração da América Latina.
No encontro com o papa Francisco, o senador Acir Gurgacz entregou uma camiseta alusiva a Amazônia brasileira e pediu uma benção especial ao Estado de Rondônia, para as famílias de todos os cristãos rondonienses. “Pedi ao papa uma benção especial às famílias rondonienses, às pessoas de todo o Brasil que migraram para essa terra, para que tenham paz no coração, alegria do dia-a-dia e prosperidade, para que juntos possamos transformar Rondônia num lugar cada vez melhor para se viver”, disse Acir.
Segundo Acir, o papa disse que tem orado pela Amazônia e pelo povo brasileiro e que Rondônia é uma terra abençoada e que certamente se consolidará como um grande celeiro para alimentação dos povos de todo o continente americano e do mundo. Durante a audiência geral na praça de São Pedro, o papa Francisco convidou todos a abrir um espaço nos corações para acabar com a fome no mundo, respeitando o direito dado por Deus para todos de ter acesso a uma alimentação adequada.
De acordo com o senador Acir, que acompanhou toda a audiência geral na Praça São Pedro, o papa Francisco, abençoou o Estado de Rondônia, a Amazônia e todo o continente americano, sob a proteção dos braços e abraços de Nossa Senhora de Guadalupe.
“Este abraço de Maria apontou o caminho que sempre caracterizou a América: uma terra onde povos diferentes podem conviver, uma terra capaz de respeitar a vida humana em todas as fases, desde o nascimento até a velhice, capaz de acolher os migrantes assim como os pobres e marginalizados de todas as idades. Uma terra generosa”, disse o papa Francisco.
De acordo com Acir, o papa Francisco, que na semana passada foi eleito a personalidade pública mais notória do ano de 2013, pela revista Forbes, soube relacionar com muita sabedoria uma questão da fé católica, que é a crença e a devoção em Nossa Senhora de Guadalupe, com a importância da integração dos povos latino-americanos. “Foi através de Nossa Senhora de Guadalupe que a convivência entre os povos indígenas da América com os colonizadores europeus, passou de uma situação de permanente conflito, de guerra, para uma convivência pacífica, de sincretismo religioso, de tolerância e de paz”, frisou Acir.
O sumo pontífice finalizou sua mensagem aos povos das Américas pedindo união e oração: “Eu oro por todos vós, queridos irmãos e irmãs em todas as Américas, e peço que orem por mim. Que a alegria do Evangelho esteja sempre em seus corações. O Senhor vos abençoe e Nossa Senhora os acompanhe", finalizou o papa em sua mensagem.
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)