Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palestra gratuita sobre Segurança na Internet na ALE


 

A palestra foi aberta a 150 participantes que, ao final do evento, receberam certificados, emitidos pelo Portal Clube do Hacker.

Aconteceu na manhã de ontem (16.05), no plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, palestra gratuita, das 9 às 12 horas,  ministrada pelo consultor em Segurança Digital de Manaus, Adonel Bezerra, com o tema "Segurança na Internet: Conheça o Lado Negro da Web", evento direcionado ao público em geral, profissionais da área de informática e servidores da Casa de Leis, que teve como objetivo, orientar os participantes a adotarem as medidas de segurança para fortalecer os sistemas e redes de informação, dos chamados "vírus" e outros elementos nocivos aos sistemas e redes de computador.

A palestra foi aberta a 150 participantes que, ao final do evento, receberam certificados, emitidos pelo Portal Clube do Hacker, empresa voltada para o estudo da Tecnologia da Informação, "hardware, redes, sistemas operacionais, cabeamento estruturado e segurança de digital". O evento contou também com o apoio e colaboração do deputado Luis Cláudio (PTN), organização do Cerimonial e coordenação da Assessoria de Imprensa da Casa de Leis, na pessoa da Jornalista Liliane de Oliveira, que realizou a abertura da palestra.
 
Abordagem

Durante a palestra foram abordadas questões como: "Seu computador está mesmo seguro só porque você tem anti-vírus, anti-spaware e outras coisinhas que te oferecem por aí como sendo a solução definitiva para os seus problemas de segurança? – Você está apto a analisar de forma completa todas as possíveis vulnerabilidades de seu computador e corrigi-las? – Você é daqueles que pensa que isso nunca vai acontecer com você e que isso só acontece com quem tem muito dinheiro? – Pense bem!...". Elementos hostis como vírus; Trojan Horse – Cavalo de Tróia; Adware e Spyware; Backdoors; Keyloggers; Spams; Capturando listas de e-mail e utilizando listas de e-mail para SPAMS; montando uma peça; e, Envio de SPAMS também foram abordados.

Adonel Bezerra

Fundador e mantenedor do Portal do Clube do Hacker, Adonel Bezerra é consultor de segurança de sistemas e de redes para empresas do pólo Industrial e Comercial de Manaus, têm 16 anos de experiência em administração de sistema e redes, oito anos com suporte a Internet e já ministrou palestras para milhares de profissionais em Manaus-AM, Macapá-AP, Belém e Santarém- PA, Boa Vista – RR, Brasília –DF, Rio Branco – AC, Fortaleza – CE, João Pessoa – PB e Recife- PE. Bezerra é projetista de redes, tem diversas certificações internacionais, experiência em implantação/migração e segurança de infra-estrutura, além de larga experiência em sistemas Linux e Microsoft e atualmente se dedica à segurança de redes Wireless e à coordenação da equipe em projeto do Clube do Hacker.

Clube do Hacker

O Clube do Hacker foi criado em 2004, através de uma iniciativa pioneira no Brasil. Criar uma empresa com o nome Clube do Hacker foi um ato de muita coragem, pois até então, o termo Hacker era relacionado como "ladrão" pela imprensa brasileira Inclusive a própria Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), em sua norma de segurança NBR ISSO/IEC 177799:2005, define Hacker como uma pessoa que tenta acessar sistemas sem autorização, usando técnicas próprias ou não, no intuito de ter acesso a determinado ambiente para proveito próprio ou de terceiros.

Essa afirmação não está correta, pois esqueceram de afirmar que essa ação pode ser em proveito do proprietário do ambiente e que ele tem conhecimentos para sugerir correções e até para corrigir as falhas deixadas por programadores de sofware, que não se preocupam com o item segurança.

"Nossa equipe de profissionais já realizou diversos eventos na área de informática avançada e já ministrou treinamentos para mais de 16 mil pessoas que hoje estão atuando na área em diversas cidades do Brasil", afirmou o mantenedor e fundador do Clube do Hacker, Adonel Bezerra. Informações: www.clubedohacker.com.br.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)