Quarta-feira, 30 de agosto de 2017 - 14h58
O Programa de Certificação Institucional e Modernização dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró Gestão) foi esmiuçado pelo coordenador de Integração e Relacionamento Institucional da Subsecretaria dos RPPS, órgão ligado a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, Hélio Fernandes para cerca de cem servidores que participaram da palestra promovida pelo Iperon, na terça-feira em Porto Velho.
O Pró Gestão tem como proposta principal o incentivo aos RPPS dos estados, união e municípios a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e com a sociedade. Hélio Fernandes resumiu o Pró Gestão como um programa de qualidade do serviço público da previdência, que para ser alçado pelos RPPS precisa ser cumprido por etapas, que variam em quatro níveis. O atendimento as exigências dá ao RPPS o direito ao certificado de qualidade com validade de três anos.
A importância do Censo Cadastral Previdenciário também foi focada na reunião. Hélio Fernandes explicou que o Censo é essencial para a base atuarial dos RPPS, recomendando que a atualização precisa ser feita anualmente e com informações atualizadas incluindo aposentados, pensionistas e servidores ativos.
A presidente do Instituto, Maria Rejane Sampaio Vieira considerou o evento muito proveitoso, destacando o interesse dos participantes e a abrangência dos assuntos abordados. Salientou ainda que o Iperon está trabalhando para atender as exigências da certificação. Para Hélio Fernandes, o Instituto rondoniense está no caminho certo, enfatizando que a iniciativa de promover o conhecimento do próprio Pró Gestão, está inserido no item Educação Previdenciária. Os participantes também elogiaram o trabalho apresentado. João Celino Durgo, gerente de Cadastro do Iperon, disse que a palestra foi muito esclarecedora e pôde comprovar que Rondônia está no caminho certo para a certificação e também está atendendo aos quesitos do Censo Previdenciário proposto pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.
Estiveram presentes na palestra servidores da Polícia Militar; da Sociedade dos Portos e Hidrovias; das Secretarias de Finanças, de Educação, de Planejamento e Orçamento; das Superintendências de Juventude, Cultura, Esportes e Lazer e de Desenvolvimento; da Junta Comercial; do Departamento Estadual de Trânsito; da Fhemeron; da Assembléia Legislativa; do DER; do Ministério Público; do Tribunal de Contas; dos Sindicatos dos Profissionais do Controle Externo do Tribunal de Contas e dos Servidores da Assembléia Legislativa; representantes dos Institutos de Previdência dos Servidores dos municípios de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná e Guajará Mirim, além de diretores e servidores do Iperon.
Leia mais:
Aposentados e pensionistas nascidos
em agosto devem atualizar cadastro junto ao Iperon
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav