Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 19h58
Durante evento ontem em Cacoal em que o governador Confúcio Moura (PMDB) consolidou parceria com a prefeitura do município ao levar diversas ações do estado para a área de saúde, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) disse que na parceria então firmada pelo governo a favor da saúde pública quem ganha é a população, elogiando Confúcio por sua disposição para o diálogo e para o trabalho.
“Acredito que as coisas estão mudando em Rondônia no setor da saúde. O governador já está anunciando ações importantes, como a construção do hospital de urgência em Porto Velho. Penso que a mudança deve se estender a todos, e por isso proponho que a bancada federal discuta a regulamentação da emenda constitucional 29, que define os percentuais que serão destinados por cada esfera de poder para a saúde, e reorganiza os serviços que devem ser prestados pelo SUS”, disse o deputado Padre Ton.
O prefeito Padre Franco Vialetto (PT) disse que a parceria com o governo do estado em Cacoal para a área da saúde é fundamental para que o município possa dar um salto na qualidade que ele, padre Franco, se esforça para oferecer à população. “A saúde é um setor vital, que não pode parar, não pode esperar. Por isso, é com grande esperança e alento que vislumbro, nesta parceria, um futuro de referência para Cacoal na saúde, que dispõe de duas importantes estruturas hospitalares”, disse.
O governador Confúcio Moura assinou termo de doação para entrega de 56 equipamentos para qualificar o atendimento do pronto socorro municipal, que atualmente funciona como urgência e emergência, e entrega de mais 45 leitos para o Hospital Regional de Cacoal, chegando agora a 152 o número de leitos. Isso corresponde, segundo Moura, a quase 80% da capacidade total de leitos projetados para a unidade.
A promessa de “revolução” no setor de saúde, feita pelo governador, passa não apenas por investimentos na estrutura física hospitalar e aquisição de equipamentos, mas especialmente no desenvolvimento de ações voltadas para a atenção básica, prevenção e vacinação. “Tudo isso é indispensável”, disse o governador.
São Daniel Comboni
Construído com ousadia e determinação do hoje prefeito Padre Franco (PT), o Hospital São Daniel Comboni, viabilizado com recursos e equipamentos provenientes em sua maioria de doações, mereceu também atenção do governador, que assinou, na ocasião, convênio de R$ 5 milhões para a compra de equipamentos para o setor de oncologia, cuja inauguração está prevista para 28 de agosto. São recursos provenientes de emendas indicadas por parlamentares do estado, que decidiram, conforme o presidente do legislativo rondoniense, Walter Araújo, injetar os recursos São Daniel Comboni.
“O prefeito Padre Franco e a população de Cacoal estão de parabéns, e o município sem dúvida caminha para se tornar referência em saúde no estado, ao sediar dois importantes hospitais. Quero parabenizar o padre Franco por sua determinação e ousadia ao levar adiante este belíssimo projeto que é o Hospital São Daniel Comboni”, afirma Padre Ton.
Fonte: Mara Paraguassu
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes