Quarta-feira, 23 de maio de 2012 - 06h30
O deputado federal Padre Ton (PT-RO) se reuniu ontem (22) pela manhã com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), encontro a que também esteve presente o vereador Jerry Adriani (PT-Alto Alegre dos Parecis) para solicitar uma nova repactuação de valores repassados pelo governo federal através do Programa ProInfância para as obras de creches que estão em andamento em Rondônia ou que serão executadas.
“Já estivemos com o ministro Aloizio Mercadante expondo a situação das prefeituras em relação às creches, precisamos que o Ministério avalie a situação. Algumas obras estão dando deserta, porque o valor está defasado, as empresas consideram que não compensa fazer obra do ProInfância”, disse o deputado ao iniciar a reunião.
O deputado Padre Ton explicou que ocorreu grande reajuste no valor do material de construção e escassez de mão de obra em Rondônia, decorrentes da construção das usinas hidrelétricas de Rondônia e, por isso, os valores do ProInfância, firmados numa tabela de 2009, estão muito defasados.
“Os prefeitos não dão conta de colocar recursos próprios para concluir as obras. Com isso, corre-se o risco de algumas obras paralisarem”, disse o deputado.
O coordenador-geral de Infraestrutura Educacional do FNDE, Tiago Linppold Radünz, disse que para obras eventualmente paralisadas é possível fazer uma repactuação “caso a caso”.
Para obras em andamento, o coordenador pediu para que fosse feito um balanço das obras, detalhando valores já executados e o que falta executar, observando o prazo de vigência dos convênios para que o FNDE possa apresentar uma solução.
Através do mandato do deputado Padre Ton, já foram protocolados pleitos no sentido de realinhar valores das prefeituras de Nova Brasilândia, Cerejeiras, Buritis, Ariquemes, Cacoal, Guajará Mirim e Presidente Médici.
Depois de conversar com técnicos, o deputado manteve contato com o presidente do FNDE, José Carlos Wanderley Dias, que reafirmou apoio e colocou sua equipe a disposição.
Fonte: Mara Paraguassu
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr