Quarta-feira, 30 de novembro de 2011 - 06h31
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) informou ao deputado federal Padre Ton (PT-RO) sobre a seleção de 18 municípios de Rondônia que serão contemplados com máquinas retroescavadeiras para reforçar o trabalho de infraestrutura nas estradas dos municípios, os quais serão adquiridos mediante recursos do PAC2.
“Esta é uma ótima notícia para nossos municípios, que precisam muito desse tipo de máquina para dar conta da manutenção das estradas vicinais, ajudando o agricultor a escoar o que produzem. Em todo o Brasil, serão contemplados mais de 1 mil municípios de até 50 mil habitantes. Sem esse apoio do governo federal é muito difícil as pequenas regiões executarem essa ação”, diz Padre Ton.
Os municípios que figuram na lista do MDA publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de novembro são Alto Paraíso; Alvorada do Oeste; Buritis; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Candeias do Jamari; Cujubim; Governador Jorge Teixeira; Itapuã do Oeste; Machadinho; Mirante da Serra; Monte Negro; Nova Mamoré; Nova União; Presidente Méidici; Theobroma; Vale do Anari e Vale do Paraíso.
O deputado Padre Ton disse que enviou ofício a todas as prefeituras informando sobre a seleção e sobre os próximos passos do MDA em relação à compra dos equipamentos. A abertura das propostas das empresas interessadas começa na sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelo site de compras do governo federal (www.comprasnet.gov.br).
Segundo o deputado Padre Ton, a entrega das retroescavadeiras está prevista para acontecer de março a junho de 2012. Nesta fase do PAC 2 serão atendidos 1.174 municípios em todo o Brasil, e prevista a aquisição de 1.350 retroescavadeiras.
Seleção
A metodologia do PAC elege como critérios para a seleção dos municípios pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais registrados no município.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo
A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Seguindo o seu compromisso pela causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15495/2026 ao governo de Rondô
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)