Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ouvidoria/TCE-RO recebe visita técnica do ouvidor-geral do Estado


Ouvidoria/TCE-RO recebe visita técnica do ouvidor-geral do Estado  - Gente de Opinião

Explanação sobre ações desenvolvidas pela Ouvidoria do Tribunal de Contas (TCE-RO) e a possibilidade da oferta de capacitação e orientação ao corpo funcional da Ouvidoria Geral do Estado (OGE-RO) foram alguns dos assuntos tratados durante visita técnica do recém-empossado ouvidor geral do Estado, coronel BM Silvio Luiz Rodrigues, ao conselheiro ouvidor Francisco Carvalho da Silva.

 

Também participaram do encontro, realizado nessa quarta-feira (9), na sede do TCE, em Porto Velho, a chefe de Gabinete da Ouvidoria, Fátima Fernandes, e a assessora Ana Lúcia, assim como o chefe de Gabinete da Ouvidoria Geral do Estado, João Bosco Cardoso.

 

Durante a atividade, foi destacada pelos representantes do Tribunal de Contas a importância de as instituições públicas terem suas ouvidorias como canal de fomento ao compartilhamento das manifestações registradas pelos cidadãos, fortalecendo as ferramentas de transparência, controle social e até mesmo de gestão e governança.

 

A partir da experiência exitosa da Ouvidoria do TCE-RO, criada por lei em 2004, foi citada, como exemplo, a participação no procedimento de implantação de ouvidorias nos municípios rondonienses, enaltecendo assim a importância dessas estruturas para o acesso à informação, cidadania e fiscalização social.

 

Foram ainda abordadas ações e ferramentas disponibilizadas pela Corte de Contas para o incremento da transparência e da informação ao cidadão, entre as quais, o aplicativo Opine aí, lançado em 2018 para possibilitar ao cidadão avaliar a prestação dos serviços públicos. O aplicativo representou um avanço significativo para a melhoria da gestão pública, no que tange à participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos.

 

CAPACITAÇÃO

 

Ainda durante o encontro, o conselheiro Francisco Carvalho fez questão de deixar as portas da Ouvidoria do TCE abertas à Ouvidoria Geral do Estado, recebendo, de pronto, do coronel BM Rodrigues a solicitação da realização de um treinamento voltado ao repasse das expertises acumuladas ao longo desse período pela Ouvidoria do Tribunal.

 

Nesse sentido, os representantes das Ouvidorias do TCE e do Estado citaram a relevância das parcerias consolidadas entre as instituições que compõem o aparato do Poder Público estadual, em face dos benefícios proporcionados por essas alianças, entre os quais, o compartilhamento de boas práticas, a otimização e facilitação de trabalhos e ações em conjunto, assim como a disponibilização e intercâmbio de informações e recursos tecnológicos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)