Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ouvidoria da Mulher da OABRO é homenageada na ALE-RO pelo compromisso no combate à violência contra mulheres


Ouvidoria da Mulher da OABRO é homenageada na ALE-RO pelo compromisso no combate à violência contra mulheres - Gente de Opinião

O trabalho da Ouvidoria da OABRO foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO) durante sessão solene que homenageou a Rede Lilás, um grupo comprometido com o combate à violência doméstica contra mulheres. A advogada e ouvidora das mulheres, Marli Mendonça, representou a AOABRO durante o evento.

Marli Mendonça ressaltou a importância da Rede Lilás como um farol de esperança para as vítimas de violência doméstica, e destacou que a OABRO foi a primeira Seccional da Ordem que implementou a Ouvidoria da Mulher. “A Ordem de Rondônia não apenas oferece suporte à rede de proteção, mas também promove a realização de projetos, incluindo a instalação da Ouvidoria da Mulher. Além disso, a OABRO desenvolve diversas iniciativas de combate à violência doméstica e familiar através da Comissão da Mulher Advogada”, evidenciou.

A Ouvidora ainda comentou a importância da união das instituições do Poder Público com a sociedade em geral para fortalecer a rede de proteção às mulheres. Durante a sessão, foram enfatizados os desafios enfrentados na luta contra a violência de gênero, a necessidade de apoio e políticas públicas eficazes para combater todos os tipos de violência contra o sexo feminino e inspirar mudanças no futuro.

O promotor de Justiça Julian Farago do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) ressaltou a necessidade de maior proteção às vítimas e afirmou que o estado de Rondônia ainda está aquém do ideal quando se trata de políticas de combate à violência contra a mulher. Durante o evento, foram reveladas preocupações com o orçamento estadual reduzido, em um momento em que os números de violência contra a mulher são alarmantes.

Sobre a Rede Lilás
A Rede Lilás, que deu origem a esse evento de reconhecimento, foi criada em 2010, com o objetivo de unir instituições, órgãos, agentes e pessoas que trabalham de forma integrada e cooperativa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, visando sua proteção e atendimento. Essa rede tem como missão estruturar e fortalecer ações que promovam a paz nos lares e os direitos das mulheres em Rondônia.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)