Terça-feira, 10 de junho de 2008 - 20h17
Avaliar a situação dos trabalhadores rurais sem-terra acampados na Fazenda Santa Elina e em outros imóveis em Rondônia, a fim de prevenir conflitos e dialogar com autoridades competentes. Estes foram os motivos das reuniões realizadas nesta terça-feira (10) pelo ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva, na superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Velho.
Gercino ouviu reivindicações das lideranças do acampamento, montado há cerca de um mês na Fazenda Santa Elina (palco de conflito agrário que resultou em mortes em 1995), juntamente com autoridades da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Pública do Estado, Ibama, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério Público Estadual e do poder Judiciário. Na reunião, os acampados se comprometeram a formalizar documento solicitando a revisão do laudo de vistoria do Incra que caracterizou a fazenda como produtiva. Já o Ibama, se comprometeu a vistoriar a área para verificar possível degradação ambiental, denunciada pelos manifestantes.
O ouvidor agrário buscará, ainda, reunir-se com o juiz da comarca de Colorado do Oeste e buscar apoio de promotores de justiça da localidade para dar prioridade às ações envolvendo a área e reavaliar o mandado de reintegração de posse expedido. Segundo o secretário-adjunto de segurança, Cezzar Pizzano, há possibilidade de conflito em razão do mandado.
Outras pautas
Além da Fazenda Santa Elina, o ouvidor recebeu lideranças de outros movimentos para tratar de áreas em Cujubim, Machadinho D'Oeste, Alta Floresta e na Gleba Corumbiara, setor Parecis.
Fonte:Incra
Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação
Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir
Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,
Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan