Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Orestes viu muita ironia nos candidatos


Lúcio Albuquerque

Debate deu o tom da campanha do returno

"O debate entre os candidatos mostrou como será a campanha deste returno e eles deram este tom claramente", disse o historiador e analista político Francisco Matias ao falar do programa da TV-Bandeirantes na noite deste domingo.

Para Francisco Matias, que está apresentando ao meio-dia o programa Hora do Povo, na Rádio Rondônia, "enquanto o Alckmin foi autêntico e o Lula atrabalhoado", mas ele defendeu a necesside desses debates "como forma de se depurar o processo político".

O jornalista Luiz Carlos - Calinhos - Araújo viu uma vantagem do candidato Lula, por "explorar uma imagem importante para quem estava assistindo, mas o Alckmin também passou imagem positiva".

Para a professora Emília Soares um fato que chamou a atenção foi a tensão que ela viu no rosto de Lula. "O Alckmin estava tranquilo e o Lula com o rosto marcado, olheiras, talvez em razão dos problemas que seus amigos passam".

O presidente seccional da OAB Orestes Muniz viu "muita ironia entre os candidatos e pouca profundidade na exploração dos temas. De qualquer forma foi o primeiro tempo de um debate que vai durar a campanha toda. Foram apresentados muitos dados estatísticos".

O professor João Paulo Viana não gostou do debate. "Apresentaram muitos números, mas não se sabe o que seja verdade ou não. Na minha opinião o Alckmin encurralou o Lula que se preocupou foi com o Fernando Henrique, quando o candidato era o Alckmin"

DEBATE ABRIU EXPECTATIVA
PARA PRÓXIMO ENCONTRO

 
Foram mais de duas horas em que a Rede Bandeirantes de Televisão realizou pela 24ª vez um debate entre candidatos a cargos majoritários, no caso o petista Lula da Silva e o tucano Geraldo Alckmin à Presidência da República, fazendo com que o brasileiro mudasse um pouco seu hábito de final de domingo e prestasse efetivamente atenção ao que acontecia na TV.

O presidente seccional da OAB Orestes Muniz entende que o debate da Rede Bandeirasnste abriu, para o telespectador, a expectativa do que pode acontecer na campanha e até ao próximo debate e, também, deu a cada um dos que assistiram o direito de começar a analisar melhor aquilo que foi dito. 

Essa questão, da análise do que foi debatido e da expectativa para o próximo foi citado pelo escritor Luiz Carlos Albuquerque, para quem é fundamental que o eleitor analise bem as propostas dos candidatos e fique atento para o que vai acontecer daqui para a frente antes de dar seu voto.

Um fato que chamou a atenção foi o rosto cansado do candidato Lula o que, conforme a funcionária pública Fátima Souza, pode ter sido gerado pelas pressões que Lula está sofrendo tanto da frustração de não ganhar no 1º turno, quanto, também, dos problemas internos de seu partido que influenciam diretamente, segundo ela, na sua campanha.

Debate: pesquisas deram vitória a Alckmin

O candidato Geraldo Alckmin venceu o debate da noite de domingo pela Rede Bandeirantes de Televisão contra seu adversário o candidato Luiz Lula. A opinião foi colhida em pesquisas feitas por veículos de comunicação logo após a apresentação dos dois, ainda no final da noite de domingo e até o início da manhã desta segunda-feira.

À pergunta Quem ganhou o debate? os internautas ouvidos pela Rádio Jovem Pan responderam que Alckmin ganhou com uma margem muito alta: 90,61% contra 9,06 dados ao candidato Lula. Os 0,3% restantes consideram que houve empate.

O site Terra deu vitória de Geraldo Alckmin, com 62,47% a seu favor contra 37,36% a Luiz Lula, isso até nove horas de 2ª feira quando foram registrados 124.788 acessos. Já a pesquisa feita pela Rede Bandeirantes registrou vitória de Alckmin com 54,33% contra 45,67% dados a Lula

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)