Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Orçamento geral do Estado será votado somente na próxima semana


 

A votação do Orçamento Geral do Estado para o ano de 2017, que deveria ter acontecido em sessão extraordinária nesta quinta-feira (15), ficou adiada para a próxima semana, devido ao acordo existente entre parlamentares e servidores da Polícia Civil em somente apreciar a matéria, após o governo do Estado enviar o PCCS da categoria.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), informou aos policiais que lotam a galeria da Casa desde segunda-feira (12) que o acordo está finalizado e encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para análise jurídica e parecer.

Maurão disse, ainda, que o governador Confúcio Moura (PMDB) assumiu este compromisso com a categoria e por isso os parlamentares concordaram em votar o Orçamento somente após o Plano de Carreira, pois caso contrário os parlamentares entrariam em recesso. “Mas temos este compromisso com vocês e vamos cumprir”, disse o presidente.

O deputado Léo Moraes (PTB) reforçou que ainda falta o parecer jurídico da PGE e que, com muita negociação junto ao governo, “conseguimos avanços para a categoria e já estão garantidos no Orçamento R$ 16 milhões”.

Léo reafirmou que houve falha do governo em não enviar a proposta com antecedência, “mas até a semana passada não havia nada e por nossa intermediação e com a participação de vários parlamentares e sindicato, estamos conseguindo algo”, afirmou concluindo que “não é tudo o que gostaríamos, mas já é algo”.

Em contraponto, o deputado Hermínio Coelho (PDT) voltou a afirmar que o governo estadual “não tem compromisso com o trabalhador e que não tem proposta alguma, só estão enrolando o trabalhador”.

Hermínio disse que o governo só fez esta proposta devido os trabalhadores estarem mobilizados e terem ocupado a Assembleia, pois “se vocês não estivessem aqui nem isso teriam. Este governo não tem consideração com o trabalhador e deixam vocês ficarem aqui acampados”.

O deputado Léo Moraes argumentou que este discurso do deputado Hermínio não agrega em nada a negociação “e é oportunista, não resolvendo a situação da categoria”. Completou dizendo que os deputados não têm o poder da caneta e que só o diálogo e a negociação podem resolver esta situação.

O deputado Laerte Gomes (PSDB), líder do governo na Assembleia, seguiu o tom do deputado Leo Moraes e disse que “falar bonito, criticar é muito fácil, mas quem está buscando resolver a questão, negociando até a madrugada é o deputado Léo, o presidente, eu e outros parlamentares”.

Concluiu afirmando que “não adianta ficar jogando para a plateia, mas que é preciso resolver a questão”.

Pacificando a situação, o presidente Maurão afirmou aos policiais mais uma vez que segurou o Orçamento em respeito aos trabalhadores e que poderia ter votado a matéria e fechado o ano.

Ele destacou o trabalho do sindicato, que está acompanhando tudo e que agora o projeto está na PGE para análise. “É preciso fazer tudo certo e nem sempre tudo acontece no tempo e como queremos, mas podem acreditar que tudo vai dar certo”, finalizou.

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno] / Foto: Ana Célia

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)