Sexta-feira, 24 de junho de 2011 - 18h13
As obras das Hidrelétricas são consideradas o carro chefe do segmento de geração de energia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para garantir energia elétrica ao mercado brasileiro.
Além dos pesados investimentos federais em infra-estrutura no Estado, as obras também estão impulsionando principalmente empresas locais, de vários portes e segmentos, estimulando assim, a criação de novos empregos com o desenvolvimento industrial e comercial da região.
O momento é favorável para diversos setores. Um exemplo acontece com as empresas de locação e transporte de trabalhadores. Na Usina Hidrelétrica Santo Antônio quatro empresas fazem o transporte dos colaboradores. São cerca de 10 mil trabalhadores transportados por empresas locais.
Na Usina Hidrelétrica de Jirau, todas as empresas de transporte se viram obrigadas a contrair vários financiamentos bancários para a aquisição de ônibus, visando o transporte dos colaboradores da Camargo Correia, que é feito atualmente por 11 empresas de locação de veículos e transporte. Essas empresas geram emprego e desenvolvimento para o município e região, haja vista que mesmo estando com seus veículos financiados, ainda assim, a lei do pagamento do salário sempre em dias, contribuem também com o pagamento de impostos federais, estaduais e municipais, conforme preceitua a legislação. Em média, 8.800 homens são transportados nos turnos da manhã e tarde.
Com mão de obra local treinada e qualificada, foram gerados cerca de 1000 empregos diretos, sendo que para cada emprego criado, os especialistas avaliam que surgem outros três em forma de serviços.
As empresas não registraram acidentes de trabalho e mantêm o controle das normas trabalhistas.
De acordo com o representante jurídico das empresas, José Cristiano Pinheiro, trata-se de postos de trabalho totalmente novos. “Até então, esse segmento não existia no mercado local. Atualmente 90% dessa mão de obra parte da Capital de Rondônia, trazendo um saldo positivo para o Estado”, ressaltou.
Fonte: Cíntia Faria
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)