Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OPERAÇÃO DOMINÓ: STJ ouviu todos os depoimentos de autoridades presas


Priscilla Mazenotti
Agência Brasil

Brasília - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) concluiu a série de nove depoimentos das autoridades presas pela Operação Dominó, que desarticulou um esquema de desvio de recursos públicos em Rondônia. Ontem (8), a ministra do STJ responsável pelos depoimentos, Eliana Calmon, ouviu em primeiro lugar o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sebastião Teixeira Chaves.

Foram mais de quatro horas de depoimento. Ao sair do prédio e retornar à carceragem da Polícia Federal, ele não conversou com a imprensa. Também ontem o Conselho Nacional de Justiça, órgão de fiscalização do poder Judiciário, afastou Chaves do comando do Tribunal de Justiça. O vice-presidente assumiu o cargo.

Depois, foi a vez do juiz José Jorge Ribeiro da Luz, do conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia, Edílson de Souza Silva, o ex-procurador-geral de Justiça do estado, José Carlos Vitachi, e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlão de Oliveira. Como o processo tramita em sigilo de Justiça, os depoimento são fechados.

Hoje (9), depuseram também o diretor financeiro da Assembléia Legislativa, José Ronaldo Palitot, o irmão e o cunhado do presidente da Assembléia Legislativa, Moisés José Ribeiro e Marlon Sérgio Lustosa Jungles, respectivamente, além de Haroldo Augusto Filho, o filho de um deputado estadual.

A Operação Dominó resultou na prisão de mais de 20 pessoas do Judiciário, do Legislativo e do Executivo estadual. Os presos são acusados de desvio de recursos públicos, corrupção, prevaricação, extorsão, lavagem de dinheiro e venda de sentenças judiciais. Segundo as investigações, o grupo teria desviado cerca de R$ 70 milhões.


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)