Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

OPERAÇÃO DOMINÓ: STJ ouviu todos os depoimentos de autoridades presas


Priscilla Mazenotti
Agência Brasil

Brasília - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) concluiu a série de nove depoimentos das autoridades presas pela Operação Dominó, que desarticulou um esquema de desvio de recursos públicos em Rondônia. Ontem (8), a ministra do STJ responsável pelos depoimentos, Eliana Calmon, ouviu em primeiro lugar o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sebastião Teixeira Chaves.

Foram mais de quatro horas de depoimento. Ao sair do prédio e retornar à carceragem da Polícia Federal, ele não conversou com a imprensa. Também ontem o Conselho Nacional de Justiça, órgão de fiscalização do poder Judiciário, afastou Chaves do comando do Tribunal de Justiça. O vice-presidente assumiu o cargo.

Depois, foi a vez do juiz José Jorge Ribeiro da Luz, do conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia, Edílson de Souza Silva, o ex-procurador-geral de Justiça do estado, José Carlos Vitachi, e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlão de Oliveira. Como o processo tramita em sigilo de Justiça, os depoimento são fechados.

Hoje (9), depuseram também o diretor financeiro da Assembléia Legislativa, José Ronaldo Palitot, o irmão e o cunhado do presidente da Assembléia Legislativa, Moisés José Ribeiro e Marlon Sérgio Lustosa Jungles, respectivamente, além de Haroldo Augusto Filho, o filho de um deputado estadual.

A Operação Dominó resultou na prisão de mais de 20 pessoas do Judiciário, do Legislativo e do Executivo estadual. Os presos são acusados de desvio de recursos públicos, corrupção, prevaricação, extorsão, lavagem de dinheiro e venda de sentenças judiciais. Segundo as investigações, o grupo teria desviado cerca de R$ 70 milhões.


 

Mais Sobre Política

Francisco Hidalgo Farina é eleito presidente da FACER

Francisco Hidalgo Farina é eleito presidente da FACER

O empresário Francisco Hidalgo Farina foi eleito na tarde desta sexta-feira (16) presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais d

Emendas de Follador garantem R$ 358 mil a Instituto de Identificação

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta quarta-feira (14) em Porto Velho, durante reunião com autoridades do Instituto de Identificação da

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Essa possibilidade não foi descartada pelo governador eleito

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Pela primeira vez o processo foi realizado on-line, garantindo assim total segurança e agilidade, tanto no processo eleitoral.