Quarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Oficina de produção de videoclipes para estudantes



A coordenadora do projeto Com.Ciência Florestal da Embrapa Rondônia, Vânia Beatriz de Oliveira, ministra no amanhã (31) uma oficina de Produção de Videoclipes para estudantes que estão participando do Projeto de Comunicação e Meio Ambiente da Termonorte. O evento será das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, na Escola Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire.

Conforme explicou Vânia Beatriz, o projeto "Estratégias de comunicação para a divulgação científica de resultados de pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental". (Com.Ciência Florestal), coordenado pela Embrapa Rondônia , desenvolve ações nos campos da popularização da ciência por meio de diversas atividades, dentre elas a produção de materiais audiovisuais, na forma de videoclipes.

Segundo ela, as mensagens de comunicação de massa elaboradas abordam a educação ambiental para a cidadania, buscando levar ao entendimento do  público leigo a aplicabilidade da ciência no dia-a-dia da sociedade, de forma educativa e não alarmista, proporcionando o acesso à informação sobre a importância das referidas pesquisas para a minimização dos impactos ambientais sobre as florestas naturais. 

Neste contexto, a coordenação do projeto, considerou oportuno associar-se as atividades desenvolvidas pela Termonorte, por meio do projeto de Comunicação e Meio Ambiente , oferecendo aos alunos da Escola Marcelo Cândia, a Oficina de  Produção  de Videoclipes para divulgação científica da pesquisa florestal.

" A produção de videoclipes musicais é uma atividade que vem crescendo no meio educativo formal e não formal.  Em geral os audiovisuais abordam conteúdos de caráter educativo ou cultural, com  um aspecto inovador e uma forma alternativa e mais coerentes com as mudanças produzidas nas novas gerações de alunos e com as possibilidades das tecnologias de informação e de comunicação", ressaltou Vânia Beatriz.

Para a criação dos videoclipes a serem produzidos na Oficina serão utilizadas fotografias (imagens digitais) dos experimentos da Embrapa, bem como aquelas produzidas pelos alunos nas Oficinas de Fotografia; e músicas com temática ambiental, preferencialmente de artistas da região amazônica.

A programação da Oficina será desenvolvida em dois módulos. No primeiro serão atividades de estudo sobre a conceituação, produção e inserção das legendas e títulos, exemplificados com a exibição de diversos tipos de videoclipes. Também será aplicada uma dinâmicas de grupo para a audição da músicas, reflexão sobre as mensagens transmitidas e seleção daquelas que servirão de trilha para os videoclipes.

O segundo módulo será de atividade prática, em três grupos . Cada grupo produzirá um videoclipe com uma música selecionada na etapa anterior,  e gravação do mesmo, no laboratório de informática da escola. No final da Oficina será feita a exibição dos videoclipes produzidos pelos estudantes.

A oficina conta com a participação da engenheira ambiental da Termonorte, Kátia Costa; dos jornalistas Marcos Grutzmacher (responsável pela Oficina de Fotografia) e Marilza Rocha (coordenadora do projeto de Comunicação e Meio Ambiente); e das acadêmicas Sâmia Raticere (Ciências Biológicas – FIMCA) e Monique Joner (Jornalismo –UNIRON)  estagiárias da Embrapa Rondônia.

Fonte: Marilza Rocha

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Instituto Instituto Vision Survey divulga pesquisa com pré-candidatos à vereadores de Porto Velho

Instituto Instituto Vision Survey divulga pesquisa com pré-candidatos à vereadores de Porto Velho

O Instituto Vision Survey divulgou nesta terça-feira 18.06 mais uma pesquisa de intenção de votos para pré-candidatos à vereador de Porto Velho.A li

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

A Deputada Federal Cristiane Lopes que a cada dia firma ainda mais seu compromisso com a educação e o cuidado das famílias atípicas, anunciou a dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)