Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 - 16h13
A Prefeitura de Porto Velho está montando uma Oficina de Costura na Rua Tancredo Neves, bairro Jardim Eldorado, na região Sul de Porto Velho. No local serão qualificados profissionais nas áreas de modelagem, corte e costura com objetivo de atender a grande demanda do mercado de trabalho na capital rondoniense. A estrutura que começou a ser preparada em dezembro de 2011 está praticamente pronta e deverá ser inaugurada no início de março.
O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, responsável pelo projeto, disse que nesse primeiro semestre de 2012 serão qualificados 75 profissionais divididos em três turmas de 25 alunos cada. A mesma quantidade deverá ser formada no segundo semestre. O curso tem duração de 360 horas/aulas. “Esta é mais uma iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho, dentro do programa de geração de emprego e renda implantado em sua administração”, explicou.
De acordo com o secretário, pessoas de ambos os sexos, a partir dos 16 anos, poderão se inscrever para participar dos cursos, mas a prioridade será atender as que se encontram em estado de vulnerabilidade social. As inscrições serão abertas na segunda quinzena de fevereiro em local ainda a ser definido. O Município também vai fornecer todo material necessário para a realização do curso, inclusive uma apostila com o conteúdo teórico e prático. As aulas serão ministradas pela professora Elizabeth Teodoro da Silva, que acompanhou o secretário da Semdestur na visita ao local na tarde desta sexta-feira (03).
Empreendedorismo
Paralelo ao curso profissionalizante, os alunos participarão de treinamentos sobre empreendedorismo, onde aprenderão a montar e gerenciar o próprio negócio. Posteriormente serão encaminhados para uma agência do Banco do Povo, que está sendo instalada ao lado da oficina, onde poderão contrair empréstimos de até R$ 10 mil. Os demais serão cadastrados no Sine Municipal para serem encaminhados ao mercado formal.
Elizabeth Teodoro garante que os alunos sairão da oficina prontos para seguir carreira profissional, seja no mercado formal ou no informal. Ela afirma que há uma grande carência de pessoas capacitadas para trabalharem na Capital e acredita que somente as empresas da zona Sul irão absorver os novos profissionais.
Equipamentos
A Oficina de Costura está equipada com 10 máquinas retas semi industriais, três industriais e duas semi industriais Overloque, uma máquina industrial zig zag, uma mesa de corte grande e quatro mesas de cortes pequenas.
Fonte: Augusto José
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç