Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Obras vão mudar economia de Rondônia, prevê Amorim


O ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima assegurou que a partir do próximo mês será iniciado o canteiro para início das obras do complexo rio Madeira, onde estão previstas a construção de duas usinas hidrelétricas. A afirmação foi feita durante audiência, essa semana, com uma comissão de Rondônia formada pelos deputados federais Ernandes Amorim, Mauro Nazif, Eduardo Valverde e os estaduais, Euclides Maciel e Jesualdo.Pires.

De acordo com Amorim, o ministro fez essa previsão com base na liberação das emendas nos próximos dias para esse fim e abertura do leilão para licitação das obras orçadas em R$ 9 bilhões. Ainda de acordo com o deputado, o ministro disse que o Governo espera para os próximos dias a liberação da licença ambiental para dar andamento às obras.

Com base nessa previsão, Amorim chama a atenção para todos os segmentos do Estado, principalmente aos participantes do Pró-Rondônia, união entre as bancadas, Governo e outros poderes, para que seja iniciado uma campanha de preparação do comércio, indústria e mão de obra especializada para atender o futuro empreendimento, que vai gerar cerca de 30 mil postos diretos de trabalho.

"Temos que  preparar o Estado, não podemos vender apenas areia e pedra para essa obra. Temos que nos preparar para vender de tudo e, para tanto, comércio e indústria têm que se preparar bem como os centros de treinamento para capacitar nossos trabalhadores." Amorim também prega a necessidade de um esforço concentrado para ajudar a Capital em infra-estrutura - saneamento, construção de casas com financiamentos dos bancos oficiais, e pavimentação de ruas -.
Garimpo

Também essa semana, o deputado Ernandes Amorim manteve audiência com o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau  onde, segundo ele, teria recebido garantia  para organizar e legalizar o garimpo na região. "Ele se pôs à nossa disposição para revermos algumas situações irregulares no Estado, bem como ajudar no encaminhamento da regularização do setor, que está bem avançado na Comissão de Minas e Energia na Câmara", disse o deputado.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

O deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Com o intuito de  valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou, no sábado (22), do evento promovido pela Associação Esportiva de Ciclismo de Ariquemes (A

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)