Segunda-feira, 17 de outubro de 2011 - 13h42
A Prefeitura de Porto Velho está aproveitando a obra de alargamento da Avenida Mamoré para resolver um problema crítico que ocorre em alguns bairros da zona leste: os alagamentos durante o inverno. O problema será resolvido com o aumento da capacidade de vazão do canal que corta o bairro Tancredo Neves. Recentemente o prefeito Roberto Sobrinho esteve no local acompanhado do secretário Israel Xavier, da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempre). No local, o prefeito conversou com os operários e se inteirou sobre o andamento dos trabalhos. “Essa aqui é uma obra muito importante para quem mora nessa região, principalmente nos bairros Três Marias e Pombal, que são os que mais padecem com os alagamentos”, disse o prefeito.
Os alagamentos ocorrem porque a tubulação de baixo diâmetro não suporta o volume de água que o canal recebe das chuvas. Com o “estrangulamento” da capacidade de vazão a água acumulada acaba invadindo os terrenos próximos e as residências das áreas mais baixas. A galeria será ampliada com a colocação de manilhas de 3,5 metros.
Anteriormente a prefeitura já havia feito o serviço de rebaixamento de galerias e tubos celulares no trajeto do canal, que passa por cerca de dois quilômetros pela zona leste, antes de chegar na mata. O canal é um dos maiores existentes em Porto Velho dentro do perímetro urbano da capital. Ele passa por cinco bairros: Lagoa, Três Marias, JK, Socialista e o próprio Tancredo Neves, que dá nome ao córrego. Às margens do córrego há várias casas e cruzamento de ruas.
Outras áreas também sofrem direta e indiretamente o problema ocasionado pelo grande fluxo de água lançada no canal, provocando, segundo estudos da Semob, alagamentos na região. Daí a iniciativa de rebaixá-lo e alargá-lo em 1,5 metro, para permitir a passagem de maior volume de água e diminuir o risco de transbordamentos.
FONTE: Joel Elias
Foto: Medeiros
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg