Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Obra de drenagem da Rio Madeira, no bairro Triângulo, inicia esta semana


Obra de drenagem da Rio Madeira, no bairro Triângulo, inicia esta semana - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho inicia esta semana a recuperação do trecho da avenida Madeira-Mamoré, que foi destruída no último inverno depois do rompimento de um bueiro. O problema ocorreu há cerca de sete meses em função da grande volume de chuva. O bueiro que ficava num trecho por onde passa o trilho da estrada de ferro Madeira-Mamoré não conseguiu dá vazão ao grande o volume de água e rompeu destruindo a avenida.

Esta terça feira, 09, o secretário Municipal de Serviços Básicos, Jair Ramires, e o adjunto da Semusb, Emanuel Neri, esteve no local e confirmou o início da obra. “Vamos ter que refazer tudo aqui. E para isso, utilizaremos uma nova tecnologia, que já é usada em outras cidades para realizar o serviço de drenagem”, adiantou o secretário.

Com essa tecnologia, a prefeitura deixa de usar manilhas de concretos nas macrodrenagens e passa a utilizar tubos de PCV com diâmetros que variam de 1,50 metros a 2,50 metros. As primeiras carretas transportando o material começaram a chegar nesta terça feira, 09,em Porto Velho. Ao todo serão 10 carretas.

Para Jair Ramires, essa será a solução para os problemas que a prefeitura enfrentava para fazer obras de drenagens. As manilhas agora serão usadas apenas em obras menores. “A grande vantagem desse novo sistema é a durabilidade e a agilidade que se terá a partir de agora”, adiantou o secretário adjunto da Semusb, Emanuel Neri.

Ele explicou que pelo novo método, um trabalho que levaria no mínimo uns seis meses para ser concluído, pelo método convencional (o uso de manilhas de concreto), com a utilização dos tubos de PCV essa prazo é reduzido para três meses. “Por esse novo sistema temos condições de sentar cinquenta/sessenta metros de tubulação por dia. Essa rapidez é porque, basta encaixar os tubos e vedar para o serviço está pronto. E usa-se menos pessoas também. Bastam uns três trabalhadores para realizar o serviço”, disse Emanuel Neri.

Fonte:Joel Elias
Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)