Quarta-feira, 23 de maio de 2012 - 16h22
A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil habilitou 105 novos bacharéis de Direito ao exercício da advocacia. Na mesma sessão, corrida em duas etapas (uma às 8h30 e a outra a partir das 10h30) a OAB também credenciou nove novos estagiários a iniciarem a prática do exercício da advocacia nos limites nos limites estabelecidos pela Lei.
A solenidade, que marca um dos momentos mais importante na jornada daqueles que optaram pela carreira jurídica, contou com a presença de mais de 300 pessoas entre advogados, amigos e familiares e teve um dos pontos alto o discurso proferido pelo ex-presidente da OAB Rondônia e conselheiro federal, Orestes Muniz Filho. Ele disse em sua mensagem aos novos advogados que eles renovam as esperanças da OAB junto à sociedade.
Orestes pontuou que, como instituição desvinculada do poder público, a OAB ampara o exercício da advocacia, mas tem um longo histórico de serviços prestados à sociedade civil na luta pela redemocratização do país e continua vigilante quanto ao respeito aos direitos humanos, à dignidade da pessoa humana, pela moralização dos costumes e pela transparência e respeito no exercício dos cargos públicos.
O exercício da advocacia – enfatiza Orestes Muniz – não é e não pode ser confundido com o exercício da esperteza e nem dá ao advogado o direito de se sentir melhor que qualquer outra pessoa. “Muito pelo contrário, o ato de advogar deve ser realizado como uma missão onde não podem ser relevados princípios como a moralidade, a lealdade e o respeito ao próximo”, ensinou.
Antes de iniciar a solenidade, os novos advogados assistiram a um vídeo institucional com as principais realizações da OAB Rondônia.
Para o presidente da seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, a chegada de novos profissionais ao mercado de trabalho contribui para dignificar ainda mais a profissão. Hélio lembrou que dados extraídos de uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal da OAB demonstra que a advocacia em Rondônia tem a aprovação de 87 por cento de credibilidade junto a população.
Hélio realçou ainda a conquista pelo curso de Direito da Universidade federal de Rondônia do Selo de Qualidade OAB Recomenda e disse que isso é uma demonstração de que é possível fazer um bom curso em Rondônia. “Já ouvimos tantos não como resposta ao anseio de se fazer uma boa educação aqui na região Norte que praticamente ninguém acreditava que seria possível fazer bons cursos de Direito em Rondônia, por exemplo. Mas os levantamentos da OAB a partir do Exame de Ordem estão aí a mostrar que é possível sim e vocês, meus caros colegas jovens advogados, são parte indissociável desse resultado de sucesso”, acentuou.
Ao fazer uma saudação ao Conselho Seccional da OAB Rondônia, os jovens advogados Paulo Daniel de Oliveira Furtado, Taviana Moura Cavalcante e Fabíola Sacon Maciel destacaram a emoção da conquista, agradeceram aos familiares e amigos pelo apoio que receberam ao longo do curso e da perspectiva de se iniciar numa carreira tão importante para o desenvolvimento cultural e sócio-econômico do Brasil.
A solenidade de tomada de compromisso e entrega de credenciais da OAB aos novos advogados, contou ainda com a participação de vários conselheiros estaduais da Ordem, do conselheiro federal Celso Ceccato, do presidente da subseção da OAB em Ariquemes, Alex Sarkis; do presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Aurimar Lacouth; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), José Bandeira Gomes Filho; do presidente da Comissão de Exame de Ordem, Marcos Araújo, do diretor-tesoureiro da OAB, Laércio Batista de Lima, e do secretário-geral, Juraci Jorge da Silva.
Fonte: OAB-RO
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).