Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB realiza eventos preparativos a Conferência Advogados



A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) iniciou no último dia 15, em todo o Estado, uma série de eventos voltados à área jurídica. O objetivo, segundo informou o presidente da Seccional, advogado Hélio Vieira, é preparar os profissionais do direito e demais interessados pela área para a XI Conferência dos Advogados, que acontece dias 01 e 02 de setembro, em Porto Velho.

A primeira iniciativa para que os advogados fiquem atualizados sobre as mais recentes alterações nos códigos e leis importantes e promovam um debate eloqüente durante a conferência é o ciclo de palestras que está sendo realizado desde o dia 15 de junho, em todas as subseções. O evento, que vai até o mês de agosto, já contou inclusive com palestras do ex-ministro Mangabeira Unger.

Os próximos eventos que antecedem a Conferência é o “Seminário de Segurança Pública” sobre a “Reforma do Código de Processo Penal”, que será realizado pela Academia de Polícia em parceria com a OAB/RO, nos dias 30 de junho e 01 de julho. Esse evento é voltado tanto para advogados quanto para policiais e acadêmicos de direito.

Na mesma data a OAB realiza também o I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte, no hotel Aquárius, em Porto Velho.

O Fórum reunirá advogados, juristas e autoridades num amplo debate sobre a educação jurídica no País. Dentre as autoridades que se farão presentes está o advogado e professor Damásio de Jesus - Presidente do Complexo Jurídico Damásio de Jesus e Diretor-Geral da Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália) e autor de livros na área criminal, Damásio de Jesus fará a Palestra Magna, falando sobre “Os Rumos da Educação Jurídica no País”.

A solenidade de abertura do evento será realizada às 19h do dia 30, na sede da Seccional Rondônia da Ordem dos Advoga dos do Brasil, e contará com a participação do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante Junior, e do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Rodolfo Hans Geller.

As palestras acontecerão no hotel Aquárius. Dentre os assuntos que serão debatidos estão: Passado, Presente e Futuro do Exame da OAB; Núcleo de Prática Jurídica: Necessidade, Implementação e Diferencial Qualitativo; Regulação, Fiscalização e Supervisão dos Cursos de Graduação em Direito; (OFICINA) - Avaliação Institucional: Uma visão prática dos Instrumentos de Avaliação utilizados pelo MEC e OAB.

Ao falar essa semana sobre o I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte, o vice-presidente da OAB Rondônia, advogado Ivan Machiavelli, fez um chamamento aos advogados para prestigiarem o evento, traz inúmeras figuras proeminentes do Direito para ministra palestra em Rondônia. Machiavelli também alerta para a participação da classe jurídica na XI Conferência dos Advogados, em setembro. “Esse é o momento para que a advocacia regional exponha sua visão das melhorias que pugnamos para que a Justiça se faça cada dia mais presente na vida do cidadão”, observa.

Fonte:  OAB-RO
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)