Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 17h52
Lutar pela observância e prática permanente dos preceitos éticos sempre foi uma das bandeiras da Ordem dos Advogados do Brasil desde sua fundação há mais de 80 anos. Em Rondônia, desde o ano de 2004, a seccional da OAB realiza um ato cívico no período eleitoral e convida os candidatos majoritários a assinarem um termo assumindo compromisso com uma campanha ética, limpa e, caso ganhe as eleições, a desenvolver uma administração transparente e livre de corrupção.
O Ato Cívico pela Ética na Política e Contra a Corrupção aconteceu, assim, nos anos de 2004 (eleições municipais), em 2006 (eleições gerais), em 2008 (eleições municipais), em 2010 (eleições gerais) e nesta sexta, dia 10/08, o ato em que os candidatos vão firmar seus compromissos para realização de uma campanha igualmente ética e transparente neste ano.
De acordo com o coordenador do Comitê pela Ética e Contra a Corrupção Eleitoral, advogado Aurimar Lacouth, o ato cívico representa a atenção que a advocacia rondoniense dispensa àquelas bandeiras mais caras à sociedade. “Estar vigilante quanto aos atos dos representantes da sociedade no Poder Público é uma conquista da OAB, desde sua fundação, há quase 80 anos, e não nos afastaremos dela”, afirma Lacouth, lembrando que já está combinado com a assessoria dos candidatos que, no tempo dedicado a apresentação de cada não poderá haver citação de outros candidatos, muito menos ataques pessoais.
Durante as reuniões preparatórias com os coordenadores de campanha dos candidatos, o Comitê pela Ética e Contra a Corrupção Eleitoral confirmou a presença de todos os candidatos, com exceção do candidato Mario Português, que já havia agendado compromissos fora do estado nesta data e será representado pelo seu candidato a vice.
Para este ano a OAB mantém o mesmo slogan adotado nas campanhas anteriores por sugestão das entidades parceiras que integram o Comitê pela Ética e Contra a Corrupção Eleitoral. ‘Voto não tem preço, tem conseqüência”.
O ato Cívico pela Ética na Política e Contra a Corrupção começa a partir das 18 horas desta sexta-feira, no auditório da OAB Rondônia, à rua Paulo Leal, 1.300.
Para contribuir com a Justiça Eleitoral e com a Polícia Federal no trabalho de combate a compra de votos e outros tipos de corrupção eleitoral, a OAB Rondônia vai disponibilizar um telefone 0800 para que a população possa denunciar os atos de corrupção durante a campanha eleitoral. O número do telefone para que o eleitor possa denunciar gratuitamente, segundo o advogado Adércio Dias, membro do Comitê, será divulgado na próxima semana.
Fonte: OAB-RO
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)