Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB promove seminário sobre Lei Maria da Penha


Preocupada com o crescente índice de casos de violência contra a mulher no Estado, a Comissão da Mulher Advogada da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil realiza no próximo mês (dia 09/11) o primeiro seminário sobre a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha). O objetivo do seminário, segundo destacou a presidente da comissão – advogada Elizabeth Leite de Oliveira, é implantar o Juizado Especial dos Crimes Contra a Mulher. “A criação do juizado é fundamental para o combate a violência contra a mulher no Estado. Consta no bojo da Lei 11.340 como fator definitivo para a aplicabilidade da justiça contra esses casos de violência”, observou Elizabeth Leite.

Além de juristas renomados, o seminário contará com a presença da mulher que se tornou símbolo da luta contra a violência familiar e doméstica, Maria da Penha Fernandes - vítima de tentativa de homicídio por seu ex-marido.

Para palestrar sobre o assunto, a OAB convidou a diretora da Comissão em Defesa da Mulher Advogada da OAB de Pernambuco – advogada Maria Barza Garrido Paz; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia – Zelite Carneiro; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE – Margarida Cardoso – e a deputada estadual Daniela Amorim. Por ocasião do evento, a Comissão da OAB Mulher apresentará ao público presente o anteprojeto de lei propondo a implantação do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Para buscar subsídios e como forma de convidar pessoalmente os palestrantes, uma comissão da OAB Mulher - formada por Elizabeth Leite de Oliveira, Ana Cleide Amorim, Robermara Macedo Falcão, Denize Gusmán e Márcia Cleonice Gomes - viajou a Recife onde, no dia 23 de setembro, se reuniu com a presidente da Comissão em Defesa da Mulher, a advogada Margarida Cardoso. A comissão esteve reunida também com o presidente da OAB-PE, desembargador Fausto Valença de Freitas; Juraci, com o presidente do Tribunal de Justiça de PE - desembargador Jayme Astore - e com Graça Maria Berza Garrido Paz, membro do Conselho Nacional da Mulher de Carreira Jurídica. “Na visita a Pernambuco tentamos buscar subsídios para o seminário, já que Pernambuco é um dos estados com maior índice de violência contra a mulher”, salienta Elizabeth Leite. 

Fonte:  OAB-RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)