Quarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB instala Comité de Combate a Corrupção Eleitoral



Visando combater a corrupção eleitoral e alertar ao eleitor quanto à importância do voto consciente, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e a Arquidiocese de Porto Velho, em parceria com outras entidades de classe da sociedade civil, vão instalar em todo Estado o 'Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral'.

O comitê, que é a versão regional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – encabeçado pela OAB nacional e pela CNBB, será responsável pela realização de palestras e debates em escolas e em entidades representativas da sociedade civil organizada alertando para a importância do voto consciente e divulgando o lema voto 'não tem preço, tem conseqüência'.

O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, explica que a campanha tem por meta estabelecer debate com a sociedade organizada, os candidatos e seus dirigentes partidários e a população em geral sobre a importância da ética na política.

Fortalecer a democracia

Ao entregar o convite para o lançamento do comitê, dia 18 de agosto, o presidente da OAB ouviu do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, que a campanha é da maior importância para o fortalecimento do processo democrático. "Esse trabalho vem somar que as ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, como o patrulha eleitoral, eleitor do futuro, entre outros, que também contam com apoio da OAB", disse o desembargador.
 
Nos próximos dias o Comitê deve se reunir com os candidatos para propor a assinatura de um termo de compromisso contra a compra de voto, o abuso de poder e todo e qualquer tipo de corrupção.

Para que a campanha alcance todos níveis sociais, em Rondônia, a direção da OAB está orientado as subseções para que cada uma instale o seu comitê. Segundo o presidente da Seccional, a campanha contra a corrupção eleitoral reafirma a disposição dos advogados de estar à frente da sociedade civil lutando em prol da manutenção da ética na política para o fortalecimento do estado democrático de direito.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Instituto Instituto Vision Survey divulga pesquisa com pré-candidatos à vereadores de Porto Velho

Instituto Instituto Vision Survey divulga pesquisa com pré-candidatos à vereadores de Porto Velho

O Instituto Vision Survey divulgou nesta terça-feira 18.06 mais uma pesquisa de intenção de votos para pré-candidatos à vereador de Porto Velho.A li

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

A Deputada Federal Cristiane Lopes que a cada dia firma ainda mais seu compromisso com a educação e o cuidado das famílias atípicas, anunciou a dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)